Tecnologia na advocacia: Dicas para o novo profissional do direito

Tecnologia na advocacia

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Índice

O mundo do direito tem se transformado com as novas tecnologias. Mais do que nunca os processos de consumo foram modificados.

Sabe-se bem que as plataformas virtuais têm beneficiado os vários setores. Mas os escritórios de advocacia têm dado um salto a esse respeito.

A demanda modificada fez com que os escritórios de advocacia e profissionais da área de direito estivessem cientes da necessidade de atuar conforme essa performance tecnológica.

Hoje o advogado tem novas possibilidades por meio da tecnologia, seja com as reuniões online, feitas por vídeos conferências, seja com o portfólio no LinkedIn, ou ainda atuando e desenvolvendo parcerias com plataformas virtuais que impulsionam o mercado de direito.

O advogado moderno e do futuro atua com otimização de processos

Apesar do setor ser muito tradicional, os advogados modernos já entendem a necessidade de se fazerem presentes nas redes sociais, mostrando assim seus trabalhos, conhecimentos e atuação.

Não é à toa que seja no LinkedIn, Facebook, Instagram, entre outros, esses profissionais já possuem páginas, divulgando assim, seus trabalhos e cases de sucesso.

Nos EUA a advocacia é conhecida também como advocacia eletrônica ou e-advocacia, sendo uma alternativa viável para quaisquer advogados.

Inclusive, o negócio em e-advocacia tem crescido muito por lá, é o que a ABA – Ordem dos Advogados dos EUA tem estimulado, justamente porque se torna uma grande vantagem para os profissionais que preferem operar de forma mais prática.

E quais as principais vantagens de atuar como um advogado moderno?

Na verdade, esse nicho de atuação reforça a especialidade do profissional em direito, ou seja, talha áreas específicas. Essa atuação tecnológica e moderna, exige que seja desempenhada a função, havendo associação a um segmento jurídico especializado.

Nesse sentido de benefícios, pode-se citar:

  • Minimização de custos, já que ao utilizar ferramentas como Skype, Whatsapp, e-mail, plataformas virtuais, e outros recursos associados à internet, poupa-se tempo e dinheiro.

O trabalho se torna mais produtivo e objetivo. Imagine poder fazer mais reuniões, sem ter que perder tempo no trânsito, ou sem correr o risco de ter um agendamento cancelado, porque o cliente não pôde chegar a tempo.

Por meio da era tecnológica os advogados possuem grandes vantagens.

E para os advogados que ainda estão resistentes quanto às mudanças tecnológicas?

Obviamente os profissionais mais jovens, conseguem encarar a tecnologia com perspectiva em alta. Ainda assim existem aqueles que estão resistentes às mudanças, ainda que percebam a necessidade dessa nova adaptação tão importante para a atualidade.

Sendo você um advogado mais experiente e maduro ou não, vale a pena considerar essas dicas a seguir!

  1. Crie uma rotina para conhecer e criar proximidade com o computador e as plataformas virtuais.
  2. Se por acaso sentir dificuldades para interagir nessas plataformas, comece se relacionando com amigos e familiares.
  3. Procure fazer um curso de aperfeiçoamento na área da tecnologia. A rotina com o acesso a novos sistemas, poderá ser muito benéfico ao seu dia a dia.
  4. Registre-se nas redes sociais, afinal, elas têm servido como grandes propulsoras de engajamento para projetos, trabalhos, novos negócios e relacionamentos profissionais.
  5. Perceba e aceite o fato de que sua profissão necessita dessa nova adaptação.
  6. Aprenda os novos termos que envolvem a tecnologia como: acesso na nuvem, gestão jurídica online, e-commerce, entre outros.

Conclusão

O mundo está em constantes mudanças, não dá para prever ao certo o que acontecerá nos anos que virão. Muita coisa ainda chegará para revolucionar sistemas e formas de trabalho. Portanto, o advogado que deseja ser bem-sucedido, precisa estar atento a esses detalhes, incorporando-os na sua performance jurídica.

E falando em sucesso nos negócios… como anda a gestão contábil do seu escritório de advocacia?

Pense nisso e até a próxima!

Acesse outro post muito interessante: Como a tecnologia está mudando a rotina do advogado moderno

 

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados