Advogado Moderno

Como a tecnologia está mudando a rotina do advogado moderno

O mundo mudou e os processos mudaram também. Parece até um comentário introdutório de algum grande filme de reflexão, mas é a mais pura verdade!

Hoje ninguém vive sem a tecnologia, as pessoas globalizadas já perceberam a necessidade dos recursos ofertados por ela, para trazer mais tranquilidade e eficiência nas produções diárias.

Com a área de direito não foi diferente. Negócios tem se desenvolvido com esse apoio, permitindo assim ótimos resultados. Hoje os advogados acessam revistas online jurídicas, acessam bancos digitais de processos e exploram esse universo de maneira ampliada.

A rotinas de trabalho do advogado foi ajudada por meio desses recursos, que otimizou a demanda e a entrega também. Foi realizado um estudo com 5,4 mil especialistas da área de direito, sendo que 93% (noventa e três por cento) dos entrevistados residem em São Paulo. Segundo a pesquisa, 97% dos advogados que foram indagados sobre o tema tecnologia, afirmaram que ela é uma grande aliada nas tomadas de decisão e 83% disseram que conseguem enxergar vantagens expressivas na questão do uso de dispositivos móveis, e no auxílio concedido pelo meio digital.

De acordo ainda com essa mesma pesquisa, as principais vantagens apontadas estão:

  • A facilidade em fazer pesquisas nos buscadores e plataformas digitais.
  • O acesso a dados importantes em tempo recorde.

E atualmente, a rotina desses especialistas tem mudado a partir dessas ferramentas que não somente permitem uma maior facilidade para os advogados no encontro das informações, mas também perante o desempenho de seu trabalho.

62% dos profissionais informaram que em suas buscas pelo meio digital, está relacionado os materiais de obras na área do direito, bem como na parte de estratégias.

Isso mostra de forma relevante como a tecnologia tem mudado os hábitos de consumo e com relação a interação de diversos profissionais, diante ao avanço da internet.

Nesse contexto, o diretor executivo Pablo Peduzzi – diretor da Área de Negócios Legal da Thomson Reuters no Brasil fala que cada vez mais os advogados têm buscado agregar valor em suas performances, através da combinação de tecnologia, agilidade, precisão e aumento de produtividade.

Nesse sentido algumas ferramentas são bem indicadas, são elas:

Ferramenta multiuso de gerenciamento

Existem ferramentas que são destinadas para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de diversos portes. Trata-se de uma plataforma multiuso na nuvem que se adapta às necessidades do profissional. Com ela é possível realizar várias ações, como:

  • Gerenciadores de processos, com alimentação automática de dados e status do andamento de cada um
  • Gerenciamento de prazos.
  • Gerenciamento de orçamentos.
  • Cadastro de clientes.
  • Áreas restritas no site do escritório para que o cliente acompanhe em tempo real o status de seus processos
  • Dentre outros

Existindo assim no intuito de facilitar mesmo a vida do advogado.

Plataformas de pesquisas online

Os feedbacks são sempre importantes, concorda?

Essa ferramenta tecnológica serve para escritórios de contabilidade e para departamentos jurídicos, e sabe como ela trabalha?

Colhendo informações. Ou seja, algumas plataformas permitem que o advogado faça pesquisas para saber o que os clientes acharam de seus serviços e o quanto eles lhe recomendariam para outras pessoas.

O interessante é que você pode fazer diversas perguntas e enviar o questionário para potenciais clientes e clientes. Por meio dessa plataforma digital é possível escolher temas, adaptar questionários, definir estrutura e muito mais.

Plataformas de acordos online

Já esse tipo de plataforma é muito indicado para departamentos jurídicos que possuem um volume razoável de processos de consumo ou trabalhista.

O que essa ferramenta faz para o advogado?

  • Elimina em grande parte aqueles processos de consumo ou os denominados como trabalhistas.
  • possibilita de forma simples e prática um acordo que seja favorável entre as partes.

Nesse tipo de sistema por exemplo, pode ser gerado três tipos de acordos para facilitar o trabalho do advogado, esse acordo é enviado ao cliente que aceitará ou não. Em caso de não haver aceitação do primeiro acordo proposto, haverá mais duas possibilidades de negociação que o próprio cliente poderá indicar, assim o advogado verá se dentro das possibilidades políticas da empresa é viável ou não. Sendo aceito por ambas as partes, o acordo é gerado eletronicamente e assinado da mesma maneira.

Como se pode ver, as oportunidades de se ter vários benefícios com a tecnologia são muitas. Inclusive no que se refere às finanças do escritório de advocacia, onde por meio de uma equipe contábil bem preparada, o profissional tem total apoio em seus negócios!

Precisando de ajuda? Ainda Tem dúvidas sobre este e outros assuntos? Deixe seu comentário abaixo, teremos um imenso prazer em interagir com você!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *