Você conhece a importância da análise de SWOT para os negócios?

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A concorrência no mercado aumentou com os investimentos das organizações em qualificação profissional, tecnologia e pesquisas na busca por resultados melhores.

As empresas estão em uma verdadeira corrida para o desenvolvimento. Mas, desenvolvimento e crescimento são assuntos diferentes. Não adianta crescer sem saber pra onde ir com isso.

Um bom empreendedor deve procurar estratégias para solucionar os possíveis problemas que surgem e trazer resultados a curto, médio e longo prazo.

A pergunta que fica é como fazer isso?

O que é análise de SWOT?

A análise de Swot é também conhecida como Análise FOFA, pois suas siglas significam: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Ela nada mais é do que a análise que a empresa precisa fazer do seu ambiente interno e externo.

Essa avaliação é feita conforme os pontos citados no nome. As forças e as fraquezas ganham um foco mais interno, enquanto que as oportunidades e ameaças ficam mais para o ambiente externo.

O que é ambiente interno e ambiente externo?

Ambiente interno é o avaliado dentro da empresa. É importante reconhecer seus pontos fortes e fracos, para evitar possíveis riscos à organização.

Para responder essas questões devem ser feitas algumas perguntas pela própria empresa.

Força

  • O que vocês fazem de melhor?
  • O que a sua empresa tem de especial que ela pode aproveitar?
  • O que vocês fazem de diferente?
  • O que os parceiros, os clientes e a concorrência pensam sobre você?

Fraquezas

  • Onde você pode melhorar?
  • Onde precisa se fortalecer?
  • Em qual área se destaca menos que os concorrentes?
  • Onde precisa se atentar?
  • O que é considerado sua fraqueza pelos outros?

Já o ambiente externo exige a análise da concorrência e também do mercado. Assim, a empresa consegue se manter atualizada e sempre á frente. Aqui são avaliadas as oportunidades e as ameaças.

Oportunidades

  • Do que o público-alvo precisa e você pode usar como um novo negócio?
  • Como valorizar seu serviço e seu produto?
  • O que você pode usar ao seu favor?
  • Quais são as oportunidades externas identificadas?

Ameaças

  • Quais ameaças podem te prejudicar?
  • Qual o ponto forte do seu concorrente que pode fazê-lo sair na sua frente?
  • Qual é o diferencial do seu concorrente?
  • Quais são as estratégias do concorrente?

A análise de Swot é igual a um bom planejamento estratégico. Ela ajuda a empresa a tomar decisões inteligentes e de qualidade. Mas de nada adianta ter serviços e produtos inovadores e uma péssima administração das estratégias de atuação no mercado.

Daí a importância da análise de Swot. Após o levantamento de dados de todos os pontos que devem ser analisados, é preciso juntar as informações, tornando possível encontrar alternativas para alavancar seu negócio.

Os fatores internos e externos devem ser combinados, dessa forma você conseguirá saber como usar sua força de um modo que impulsione suas oportunidades que já existem no mercado de trabalho e ainda, saber lidar com as fraquezas encontradas, deixando a empresa preparada para as ameaças.

O autor do livro “A arte da Guerra”, Sun Tzu, dizia que é necessário se concentrar nos pontos fortes, reconhecer as fraquezas, se agarrar nas oportunidades e proteger-se das ameaças.

Por isso, é preciso anotar tudo. Conhecer tudo. Os movimentos do mercado devem ser constantemente avaliados. A análise de Swot é a base do empreendedorismo. Ela irá auxiliar na gestão e no planejamento estratégico, estabelecendo uma visão geral da empresa e do mercado.

Sendo assim, esta é uma ferramenta indispensável para o sucesso de toda empresa, pois não há arma mais útil do que o conhecimento.

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