O que é considerado abandono de emprego? Saiba aqui!

O Que O Empreendedor Pode Considerar Abandono De Emprego - Contabilidade em Campos Elíseos | Venegas Contábil

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O que o empreendedor pode considerar abandono de emprego?

Descubra agora quando você pode considerar uma situação como abandono de emprego.

Que o abandono de emprego é uma situação delicada você já sabe. Mas você sabia que a situação pode levar à demissão por justa causa?

Quando um funcionário deixa de comparecer ao trabalho sem justificativa ou aviso prévio, isso configura o abandono do emprego. 

Mas o que um empreendedor pode considerar como abandono de emprego? Quais são as consequências legais para o colaborador nessa situação? 

É importante entender os direitos e deveres — tanto do empregado quanto do empregador — a fim de evitar problemas trabalhistas e garantir um ambiente organizacional saudável.

Portanto, continue conosco!

O que é o abandono de emprego?

Em linhas gerais, o abandono de emprego é definido pelo artigo 482 da CLT — Consolidação das Leis do Trabalho — como a ausência injustificada do trabalhador por mais de 30 dias consecutivos.

Sendo assim, é considerado evidência da vontade de romper com o vínculo empregatício. 

Ou seja, o trabalhador que falta ao serviço sem motivo por mais de um mês, demonstrando a intenção de não retornar ao trabalho, pode ser demitido por justa causa pelo empregador.

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Quais são as consequências do abandono de emprego?

Por ser considerado um ato de justa causa, o abandono de emprego é uma das hipóteses mais graves de demissão.

Afinal, ele implica em uma quebra de confiança entre as partes (empregado e empregador).

Sendo assim, o trabalhador que abandona seu emprego perde o direito a diversos benefícios, como:

  • aviso prévio;
  • férias proporcionais;
  • 13º salário;
  • FGTS;
  • seguro-desemprego. 

Além disso, o trabalhador pode ter que pagar uma indenização ao empregador pelos prejuízos causados por sua ausência.

Como comprovar o abandono de emprego?

Sobretudo, se um funcionário falta sem aviso prévio ou sem justificativas, o empregador deve analisar a situação antes de tomar iniciativa.

Sendo assim, alguns cuidados devem ser considerados antes de demitir o trabalhador por abandono de emprego. Para isso, o empregador deve:

  • Enviar cartas registradas ao trabalhador, solicitando o seu comparecimento ao serviço e informando as consequências da sua ausência.
  • Obter testemunhas que confirmem a ausência e a desistência do trabalhador.
  • Tentar uma conciliação com o trabalhador, buscando uma solução amigável para o caso.

Conte com a administração de pessoal da Venegas!

Até aqui, acreditamos que você tenha compreendido que o abandono de emprego é uma situação indesejável tanto para o empregador quanto para o empregado, e que o ato gera custos e transtornos para ambos. 

Por isso, é importante evitar que essa situação ocorra, adotando algumas medidas preventivas, e a administração de pessoal da Venegas pode te ajudar!

O respeito dos direitos e deveres dos trabalhadores, bem como o cumprimento das normas da CLT, são um dos principais passos a serem seguidos para evitar esse ato.

Com o apoio da nossa contabilidade especializada, sua empresa pode se tranquilizar ao saber que as normas estão sendo cumpridas. 

Sendo assim, preserve a relação de trabalho e evite prejuízos para ambos os lados!

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