Atualmente, qualquer tipo de negócio se encontra inserido em um ambiente de mudanças constantes e aceleradas. Estas podem se tornar um emaranhado de oportunidades ou de ameaças caso o empreendedor não saiba lidar corretamente com elas. Considerando este cenário, é fundamental que sua organização utilize uma ferramenta de apoio chamada de gestão de custos para empreendedores. De fato ela é a eficiência que garante o sucesso!
Mas, o que é gestão de custos?
Uma gestão de custos ineficiente impede você enquanto empreendedor/gestor desta área a encontrar o ponto de equilíbrio entre as receitas de suas vendas e as despesas produtivas para assim começar a obter lucratividade em seu negócio.
A gestão de custos é o gerenciamento adequado e inteligente dos gastos de uma empresa. Todo empreendimento possui gastos e estes podem ser feitos de forma eficiente ou não. Quando esta gestão é eficiente ela permite que você identifique oportunidades de investimento, tome decisões estratégicas de modo mais consciente, aumente a margem de lucro e ainda dê possibilita mais segurança no desempenho de sua empresa.
Por outro lado, se você deixar de realizar a gestão de custos de seu empreendimento você mesmo está permitindo que seu negócio “ande no escuro”. Se você é um dos que apenas se preocupa com qual valor seu caixa fechou ao final do mês; saiba que você não faz ideia das grandes oportunidades que está perdendo de poder obter maior lucratividade em sua organização.
Gestão de custos – qual seu objetivo?
O que está diretamente atrelada à apuração das despesas e custos do produto/serviço que você oferece é a formação do preço de venda. Sendo assim, é essencial que você tenha conhecimento e domine as técnicas de apuração de custos para que possa desenvolver uma gestão eficiente e eficaz.
Dessa forma, os principais objetivos da gestão de custos para empreendedores são:
- Auxiliar no planejamento, controle e desenvolvimento das operações.
- Fornecer informações sobre o desempenho e rendimento de várias atividades da empresa.
- Prover também informações que possam subsidiar a tomada de decisões.
Gestão de custos – benefícios
Somente aumentar a receita não garante o sucesso da empresa. Uma boa gestão envolve muito mais do que isto! Para manter constante a conversão de vendas em receitas a longo prazo é preciso aliar a gestão de custos a este processo, mesmo antes das vendas aumentarem principalmente em um mercado de concorrência acirrada.
Neste contexto, o encarecimento de custos fixos, insumos, mão de obra e outras variáveis podem afetar bastante o bom andamento de um negócio. Por isso, veja alguns dos benefícios que advém de uma boa gestão de custos:
- Permite escolher o método adequado para fazer a precificação evitando problemas futuros.
- Mantendo em dia os registros dos custos de sua empresa fica mais fácil conhecer qual é a realidade financeira dela.
- Possibilidade de fazer sua organização crescer sem ter que correr riscos de desejar atingir um objetivo inalcançável.
- O ponto de equilíbrio é alcançado e assim sua empresa consegue arcar com todos os custos fixos em determinado período e isso possibilita que ela gere mais lucros.
Não há dúvida de que adotar um sistema de gestão de custos para empreendedores é a solução para melhorar tarefas, processos e procedimentos do dia a dia, monitorar todas as atividades de forma precisa e prática, além de reduzir os gastos do negócio.
Reflita por um momento como se encontra a gestão de custos dentro de sua empresa…
Portanto, ao praticar a gestão de custos para empreendedores dentro de sua organização se torna mais possível que ela gaste menos e lucre mais. Com os dados que serão obtidos no levantamento de rotina você descobrirá informações muito valiosas que poderão influenciar diretamente na tomada de decisões e garantir o sucesso de seu empreendimento.
E então? Considera este assunto importante? Deixe seu comentário!
Um forte abraço.
Sucesso!