É importantíssimo para um autônomo aumentar a visibilidade do seu negócio e captar mais clientes.
Um profissional autônomo escolhe esse regime de trabalho por conta dos diversos benefícios obtidos – como o nome sugere, a autonomia.
E essa tarefa pode se provar bastante difícil para um profissional autônomo, já que as grandes empresas costumam contratar agências especializadas para desenvolver estratégias de marketing e atingir seu público assertivamente.
Mas, é possível desenvolver estratégias de marketing para profissionais autônomos?
Vamos descobrir!
CUIDAR DA IMAGEM É ESSENCIAL PARA O AUTÔNOMO AUMENTAR A VISIBILIDADE DO SEU NEGÓCIO!
Quando uma empresa comete erros, sua imagem é prejudicada. Contudo, isso nem sempre se estende aos funcionários.
Nesse caso, qualquer ação negativa tem um grande impacto na imagem dele próprio, já que não existe um nome ou marca que o representa. Dessa forma, todas as ações prejudiciais serão direcionadas a ele.
E se a imagem é prejudicada, fica difícil para um autônomo aumentar a visibilidade do seu negócio, não é?
Um exemplo clássico disso é quando um cliente está disposto a pagar menos por algo de qualidade inferior. Se você entrega um produto ou serviço não tão bom quanto o de costume, as consequências podem ser terríveis.
Isso porque, mesmo se o cliente se dispuser a receber algo inferior, ele poderá reclamar e espalhar rumores sobre a procedência do que você oferece, caso não se sinta satisfeito.
Logo, se dispor a reduzir a qualidade e a efetividade do que você faz é correr um risco desnecessário.
FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM
Não é incomum que o profissional autônomo tenha um perfil de cliente ideal em mente. Contudo, isso não significa que apenas esse tipo de clientes o encontrará. Por isso, o ideal é ser educado e tratar o público da melhor forma possível, mesmo que essas pessoas não se tornem seus clientes.
Isso porque todos valorizam um bom profissional, que é educado e trata as pessoas com positividade, empatia e atenção. Mesmo quando for recusar solicitações, preze pelo bem-estar e pela experiência de atendimento da pessoa. De repente, essa mesma pessoa será responsável por indicá-lo a outros interessados nos seus serviços, que poderão se tornar seus clientes no futuro.
Logo, a melhor solução para um autônomo aumentar a visibilidade do seu negócio é não subestimar quem você atende e entregar serviços de qualidade, mesmo que esse serviço se resuma a um atendimento agradável.
ALÉM DA VENDA
É quase natural que as empresas e profissionais autônomos em geral não se atentem a um fato muito importante na prestação de serviços ou oferta de produtos: a venda não é tudo.
Conforme já explicamos, é importante prezar pelo bom atendimento, mesmo que isso não resulte em uma venda. Não significa que o tempo está sendo usado em vão!
E quando o contato dá certo e a venda acontece, não é nem um pouco produtivo limitar o contato durante o processo da oferta e da decisão de compra. Na verdade, vender vai muito além de convencer alguém a adquirir um serviço ou produto, se estendendo até o momento do pós-venda, quando os resultados de satisfação e funcionalidade serão medidos.
Nesse caso, não passe para o cliente que a sua tarefa é colher respostas para medir a efetividade do que você oferece, mas sim para que o seu atendimento seja preciso e efetivo. Dessa forma, o cliente se sentirá importante e voltará a fazer negócio com você ou irá recomendá-lo para amigos, conhecidos e família.
Para garantir que o seu cliente se sentirá verdadeiramente importante e bem-cuidado, será preciso investir no pós-atendimento, através de follow-ups.
Esse tipo de atitude valoriza o seu serviço e acarreta uma diferença na forma como o mercado olhará para você.
Essas dicas farão o profissional autônomo aumentar a visibilidade do seu negócio, sem maiores preocupações ou problemas!
No caso de dúvidas, entre em contato com a Venegas. Será um prazer ajudá-lo!
Sucesso e até a próxima!