Comprovante de compra e venda para empresas: como emitir?

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Como emitir um comprovante de compra e venda para empresas? Descubra neste artigo!

Neste artigo, você verá como emitir um comprovante de compra e venda para empresas de maneira prática

O comprovante de compra e venda possui grande importância no mercado financeiro. Ele serve para comprovar que alguma transação foi realizada após a prestação de um serviço.

Contudo, muitas empresas acabam não dando tanta importância para a emissão e o armazenamento desses documentos, correndo o sério risco de sofrer grandes prejuízos no empreendimento.

Dessa forma, no artigo de hoje, trouxemos um pequeno tutorial sobre como elaborar um documento de compra e venda, em sua empresa. 

Acompanhe!

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A importância do comprovante de compra e venda 

O comprovante de compra e venda consiste em um documento, que possui valor fiscal, e é gerado pelo vendedor ou pelo prestador de serviços no ato de pagamento da venda, ou serviço prestado. 

Existem vários formatos de comprovante, como: cupom fiscal, SAT e NFe. Vale lembrar que, em todos eles, alguns dados são obrigatórios, como o CNPJ do cliente, os dados do produto ou serviço, bem como data e hora. 

É recomendável que os comprovantes de compra e venda sejam guardados por, pelo menos, cerca de 5 anos. Dessa forma, em caso de algum cliente exigir algum direito, o comprovante em mãos será suficiente para demonstrar a veracidade do produto ou serviço prestado.

Para as empresas, de maneira análoga, esse documento serve para comprovar seus rendimentos na declaração do Imposto de Renda. Em caso de a Receita Federal contestar alguma informação, a empresa terá como comprovar o pagamento de algum tributo, evitando problemas e a aplicação de multas. 

Mas, afinal, como elaborar um comprovante de compra e venda? Descubra a seguir!

Passo a passo de como emitir o comprovante de compra e venda

Para emitir um recibo de compra e venda, como dito anteriormente, é necessário que alguns dados estejam presentes, como o CNPJ da empresa, a data e hora em que o serviço foi prestado. 

Para preencher o comprovante, é bem simples. Confira os passos a seguir: 

1- Faça o Preenchimento do assunto a que se referente o recibo;

2- Descreva a natureza do serviço prestado (ex.: serviço de manutenção de ar condicionado)

3- Escreva o valor por extenso e também na forma numérica;

4- Preencha a lacuna com cidade, data, ano e assine.

Como armazenar os comprovantes de compra e venda de sua empresa?

Normalmente, o material com que são feitos os comprovantes de compra e venda não são muito resistentes ao tempo. Com isso, é muito comum que os dados se apaguem com o tempo, ou que o próprio documento se deteriore. 

Sendo assim, é recomendável realizar a digitalização desses documentos para depois  separá-los em pastas. As pastas podem ser organizadas por meses, datas, tipo de serviços, etc., contanto que o método facilite a localização do documento. Você deve organizar as pastas de maneira que corresponda a realidade de sua empresa, visando evitar misturas com outros documentos. 

Uma ótima escolha para esse processo seria a utilização de aplicativos específicos, como  softwares de gestão financeira ou sistema de armazenamento na nuvem. Independentemente da forma de armazenamento que você escolher, o importante é ter a certeza de que esses documentos estão bem seguros e da facilidade de ser acessado.

Para finalizar, é fundamental deixar claro que o auxílio de um profissional contábil para cuidar da correta emissão e do armazenamento desses documentos é imprescindível. Dessa forma, você terá a certeza de que não só os comprovantes de sua empresa, como também outros documentos, estarão bem guardados, evitando imprevistos e prováveis prejuízos futuros.

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Dessa maneira, podemos te ajudar com todo o processo de emissão e armazenamento de comprovantes, ajudando sua empresa a ficar em dia com as obrigações tributárias, fiscais e contábeis.

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