Venegas

Notas fiscais: porque devo emiti-las e gerenciá-las?

Não é novidade para ninguém o fato de que a contabilidade é um dos mais importantes e eficazes sistemas de controle que uma empresa pode ter. Mesmo assim ainda é muito grande o número de pessoas que o negligencia, não dando a essa área a atenção devida. A emissão de notais fiscais é um dos aspectos deixados de lado por muitos empresários.

Isso por que a emissão de notas fiscais realmente, gera muita dúvida em muitos empreendedores, mas ela é um componente fundamental de qualquer empresa que haja dentro do que manda a lei.

Isso por que a nota fiscal, nada mais é do que o comprovante de que a sua empresa fez a venda de um produto ou a prestação de algum serviço, sendo para o cliente uma importante prova ou registro do que recebeu da sua empresa.

Então se você quer saber mais sobre as notas ficais e o motivo pelo qual você deve emiti-las e gerenciá-las, continue lendo esse material e descubra.

Mas afinal, por que devo emitir notas fiscais?

Simplesmente porque as notais fiscais são as provas de que o seu empreendimento está pagando corretamente os devidos tributos ao governo, sendo uma empresa confiável tanto para os fornecedores como também para os clientes.

Você sabia que é muito comum na área de prestação de serviço que os clientes peçam à empresa um comprovante de que ela está em dia com seus impostos? Também é comum que alguns fornecedores confiram se a empresa paga os seus impostos antes de realizar um fornecimento.

Pois é, então saiba que não emitir as notas fiscais, além de ser errado, pode significar a perda de clientes e fornecedores e isso pode impactar diretamente no desenvolvimento da sua empresa.

Além disso tudo, as notas fiscais servem como base da contabilidade do seu empreendimento, sendo algo indispensável para manter isso em dia. Já a contabilidade em dia é um benefício, tanto para a sua empresa quanto para terceiros que possam se interessar por ela.

Além disso tudo que já foi dito, é fundamental lembrar que a emissão de notas ficais é algo obrigatória para todos os empreendimentos sendo que aqueles que descumprirem com essa obrigação podem ser enquadrados em diversas infrações da nossa legislação por crimes de ordem tributária e econômica.

E agora, como gerenciar suas notas fiscais?

Todos sabemos que muitas vezes, nas pequenas e médias empresas, o próprio empresário acaba assumindo o papel de administrador das finanças da mesma e nesses casos é fundamental que ele tenha sob seu domínio as informações para ter uma visão completa e vasta da situação econômica do negócio, podendo tomar decisões seguras.

Gerenciar as notas fiscais, tanto as emitidas quanto as recebidas pela empresa, por exemplo, é um procedimento que exige atenção e embora pareça trabalho é algo até bem simples.

Para isso, crie uma rotina. Um bom gerenciamento das notas fiscais começa com o estabelecimento de uma rotina, então ter uma estratégia para ser utilizada sempre que recebem ou emitir uma nota ajuda a evitar problemas como a perda ou não cumprimento de prazos.

Também lembre-se que qualquer empresa está sujeira a uma auditoria, por isso, guarde bem as suas notas fiscais e utiliza algum esquema de organização que permita encontrá-las facilmente quando for necessário.

Deixe sempre tudo bem separado e indicado para que não haja a possibilidade de que uma se misture com a outra ou se percam em meio a documentos.

Além disso tudo, esteja sempre atendo ao cumprimento dos prazos das suas notas fiscais e, se possível, automatize o serviço para facilitar o processo de gerenciamento.

Cuide bem das suas notas fiscais pois elas são imprescindíveis para o seu negócio.

 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *