Entenda o que você precisa ter para se tornar um empreendedor corporativo
Uma pergunta que vem se tornando cada vez mais comum hoje em dia é : o que é preciso para ser um empreendedor de sucesso? De maneira geral, nós podemos falar das características que o profissional tem que ter para conseguir conduzir o seu negócio de uma boa maneira de realizar aquele sonho de ser o seu próprio chefe.
Existem, pelo menos, 4 espécies de empreendedores:
- O empresarial (o clássico dono do próprio negócio);
- O social (quando alguém cria um empreendimento com fins de ajudar a sociedade como um todo);
- O público (que busca melhorar o país através do serviço público);
- O corporativo que é um empreendedor de empresas de terceiros, seja como líder ou como colaborador.
É sobre esse perfil de empreendedor que gostaríamos de falar hoje, já que esse profissional está sendo cada vez mais procurado pelas organizações, pois já fazem a diferença nos locais em que atuam. Nesse artigo, vamos te contar como se tornar um empreendedor corporativo. Confira!
Conheça a empresa
Empreendedores corporativos precisam ser capazes de cultivar sempre uma visão do todo, ou seja, ter uma visão ampla e integrada do local onde exercem suas atividades. Por isso, eles não podem, de forma alguma, ficar estagnados em seu próprio departamento e convivem somente com sua própria equipe.
Para que seja possível sair desse mundinho:
- Busque ganhar conhecimento das demais áreas da empresa onde você atua;
- Converse com profissionais de outras áreas;
- Tente compreender como a organização funciona de forma sistêmica.
Dessa maneira, você será capaz de propor soluções que de fato farão toda a diferença para todo o negócio.
Busque a inovação
Uma das características que mais torna o empreendedor corporativo diferente do colaborador comum é a sua necessidade de estar constantemente em busca de algo novo.
Até porque, a inovação é justamente o que move as organizações rumo ao sucesso e ela não pode ser conquistada se os profissionais se contentarem em cumprir somente às suas tarefas rotineiras ou não estarem dispostos a encara riscos.
Por essa razão, busque sempre:
- Se manter atento aos movimentos do mercado;
- Estude tendências;
- Procure propor soluções inéditas, mesmo que sejam arriscadas.
Porém, é importante repetir é algo apenas de inovar por inovar:
- Mostre propostas baseadas em dados;
- Fala estudos de mercado e pesquisas, afinal, você tem que ter credibilidade.
Seja positivo
Existe uma enorme quantidade de pessoas que vivem reclamando e lamentando a terrível crise econômica pela qual o nosso país está passando agora. É gigantesca e o sentimento é extremamente compreensível: a situação do país não pode ser nomeada de outra maneira, a não ser como algo desafiador.
Porém, sempre que se encontra um profissional otimista mesmo diante de tudo isso, qualquer pessoa consegue ficar animada.
Não porque este é um profissional ingênuo, mas porque ele é capaz de compreender que é necessário sempre manter uma postura positiva para driblar desafios e que é importante manter a cabeça erguida, de olho em seus objetivos que guiam além da tempestade. É isso que fará toda a diferença para o seu trabalho como empreendedor corporativo.
Por isso, o que você tem que fazer é sempre cultivar o otimismo, transmitir ele para os seus colegas de trabalho e então conseguirá ver que o ambiente corporativo irá melhorar em 100%.
Viu como é bem fácil se tornar um empreendedor corporativo?
Este profissional faz toda a diferença em pequenas e médias empresas e, há pouco tempo, está sendo também procurado pelas grandes organizações.
Agora que já sabe do que é preciso para se tornar um, siga em frente e alcance seu sonho!
Sucesso!