A crise econômica afetou o Brasil de uma forma avassaladora. Com isso, muitos empreendedores surgiram, mas, os que já estavam nesse meio se viram com dificuldades para gerenciar seus negócios, principalmente os do segmento alimentício, o que pode ser o seu caso! Por isso, é importante saber como administrar um restaurante em meio à crise!
Se você está preocupado com o gerenciamento do seu restaurante durante esse momento de instabilidade no país, então fique tranquilo, porque hoje te daremos algumas dicas infalíveis para garantir uma boa administração, e um retorno considerável dos clientes, é claro.
Como administrar um restaurante em meio à crise
Dizem que, em tempos de crise, as pessoas economizam o máximo que podem, e isso é verdade. Mas, é possível perceber que essa economia não dura muito tempo quando falamos em alimentação, por exemplo.
Isso porque muitas empresas oferecem recursos como vale-refeição para seus funcionários, e outras pessoas, não têm tempo para cozinhar, por isso, optam por almoçar fora na maioria dos dias.
Isso é ótimo para os donos de restaurantes, mas, ainda é preciso tomar cuidado com a administração, porque, novamente, o momento é de instabilidade.
Necessidade do público
Os empreendedores precisam se adequar às necessidades do seu público. Quando se trata do restaurante, isso não é diferente.
Se o seu restaurante funciona em dois turnos, e você percebe que existe mais movimento em um do que outro, considere a hipótese de abri-lo apenas durante o período mais cheio.
Normalmente, é na hora do almoço que as pessoas estão na correria e precisam comer em algum lugar. Por isso, se você abre para o jantar também, procure dispensar esse turno e dedicar-se somente ao almoço.
Dessa forma, você economiza com os alimentos preparados e perdidos na noite, e também com a mão-de-obra dos funcionários, já que o movimento à noite pode não compensar financeiramente.
Conscientize a equipe
Você precisa contar com o apoio da equipe para conter os gastos. Mantenha todos em alerta sobre o desperdício de energia, de água e de materiais que vocês usam em demasia no restaurante.
Isso pode parecer que não ajuda, mas quando todos economizam, você nota que o valor das contas vem bem menor no final do mês.
Validade
É comum que muitos restaurantes tenham que jogar alimentos fora, porque já passaram do prazo de validade.
Isso acontece, mas com menos frequência, quando você organiza a dispensa do seu restaurante e conta com a equipe para mantê-la organizada.
Negociando preços
É claro que, durante a crise, o preço dos alimentos aumenta. No entanto, os fornecedores compreendem a necessidade dos restaurantes, e como muitos dispensam vários produtos, eles estão cada vez mais dispostos a negociar.
Não perca a chance de negociar preços dos alimentos com seus fornecedores. Seus clientes agradecem.
Muita gente pode ter dificuldade, mas, agora, você já sabe como administrar um restaurante em meio à crise. Aproveite as dicas e cuide bem do seu negócio.
Tem mais dúvidas? Entre em contato com a Venegas! Somos uma empresa especializada na contabilidade para restaurantes.
Que tal saber como captar mais clientes para restaurantes em épocas sazonais?
Sucesso e até a próxima!