Venegas

MEI – Micro Empreendedor Individual: é necessário um planejamento financeiro?

Finalmente você saiu da informalidade e se tornou um MEI – Micro Empreendedor Individual… Parabéns!!! Muitas questões devem estar se passando pela sua cabeça, dentre elas – “Será que eu preciso de um planejamento financeiro para que minha empresa seja um sucesso?

A resposta para sua pergunta meu caro amigo empreendedor é : Sim, sim e sim! O planejamento financeiro é algo de extrema importância para qualquer empreendedor, seja ele MEIMicroempreendedor Individual, Micro Empresa, Empresa de Pequeno Porte, Grande Empresa, Profissional Liberal ou Autônomo.

Claro que assim, à primeira vista, isso parece algo difícil, complicado impossível de se fazer, aja visto a quantidade de coisas que você tem à fazer. Mas o fato é que o planejamento financeiro é crucial na vida de qualquer pessoas desde muito cedo, seja ela um empreendedor ou não. Lembra-se quando você juntava moedas no cofrinho para comprar algo no fim do mês? O fato de você juntar para comprar já era o seu planejamento financeiro.

Mas sua dúvida é compreensível, e por isso, nós da Venegas Contábil preparamos um post especialmente para você. Vamos falar sobre planejamento financeiro e qual a sua importância para o MEI -Microempreendedor Individual.

Então, vamos lá?

Mas afinal o que é planejamento financeiro e por que é necessário para o MEI – Micro Empreendedor Individual ?

Aqueles que sabem como planejar os seus gastos dominam a possibilidade de otimização dos seus recursos e conseguem avançar no momento certo. Logo, se você é um MEI – Micro Empreendedor Individual, e conseguir dominar e adotar esta prática, você irá proporcionar, com certeza, uma vida financeira muito mais saudável para o seu negócio.

Quando você como MEI – Micro Empreendedor Individual, fizer para o seu empreendimento um bom planejamento financeiro, você  conseguirá organizar melhor todas as diretrizes do seu negócio, permitindo que ele cresça de forma saudável e sustentável.

Um bom planejamento financeiro ainda ajuda o MEI – MIcro Empreendedor Individual a se programar para eventuais dificuldades financeiras que possam aparecer, diminuindo os riscos de falência do negócio.

Com um bom planejamento financeiro, o MEI – Micro Empreendedor Individual ainda poderá entender melhor a quantidade de recursos destinadas a cada obrigação, tais como impostos e despesas do negócio, e avaliar se determinadas despesas podem ser realocadas, cortadas ou mesmo diminuídas, melhorando sua distribuição.

Então, pode-se dizer que o planejamento financeiro é algo indispensável para o MEI – Micro Empreendedor Individual pois ajuda a definir os rumos do empreendimento e a garantir a saúde financeira do mesmo.

Confira abaixo algumas ferramentas de planejamento financeiro que são essenciais para o MEI – Micro Empreendedor Individual.

 

  • Capital de Giro

O capital de giro nada mais é do que uma reserva que serve para financiar os gastos que a empresa terá até que o valores a receber entrem, ou seja, o dinheiro para pagar os gatos até que o dinheiro do cliente entre efetivamente em seu caixa.

 

  • Fluxo de Caixa

 

Essa é uma ferramenta muito simples e eficiente que ajuda o MEI – Microempreendedor Individual a acompanhar o desempenho financeiro do seu negócio através da análise das entradas e saídas do caixa em um determinado período de tempo. Com isso é possível realocar e otimizar os recursos e planejar medidas de desenvolvimento.

 

  • Despesas Fixar e Variáveis

 

Como MEI – Micro Empreendedor Individual, talvez você sequer imagine a existência de dois tipos de despesas em seu negócio,  e que conhecê-las bem é um fator preponderante para o seu sucesso. Estamos falando das despesas fixas e das despesas variáveis.

As despesas fixas são aqueles gastos indispensáveis para o funcionamento do negócio como água, luz aluguel e etc.. Já as despesas variáveis são aquelas relacionadas aos serviços e produtos da sua empresa, ou seja, são despesas que geram lucro, como produtos comprados para a revenda, comissões de eventuais revendedores, custo de produção, dentre outras que você não tem como projetar seus custos de forma exata.

 

  • Balanço Patrimonial

 

O balanço patrimonial nada mais é do que uma série de relatórios que tratam a posição financeira e patrimonial da empresa e é uma das principais representações contábeis que uma empresa possui.

O importante é que o balanço patrimonial tem como função o estabelecimento da relação entre o tamanho da empresa e o seu crescimento, ou queda, em um período de tempo determinado.

Com o balanço em mãos,  o MEI – Micro Empreendedor Individual, conseguirá avaliar o seu empreendimento e, se achar necessário, reformular suas estratégias de crescimento.

 

  • Estoque

 

Tudo que está no estoque foi pago, logo, é dinheiro parado. Então o controle do estoque é uma prática que se faz extremamente necessária quando o assunto é planejamento financeiro para o MEI – Micro Empreendedor Individual, pois, um estoque encalhado é sinônimo de um planejamento malsucedido.

Conclusão

Planejar é a atitude que precede a ação. Sendo assim, o planejamento se torna essencial para se estabelecer a organização adequada das operações de uma empresa. Trata-se simplesmente de avaliar o cenário atual e projetar o futuro.

Dito isto, podemos afirmar  que para o MEI – Micro Empreendedor Individual,  o planejamento financeiro tem vital importância para o auxiliar no controle no controle do contas a pagar, do contas a receber, projeções de operações comerciais, compras, fluxo de caixa, capital de giro e tudo que precisa para que seu negócio tenha uma boa saúde financeira.  

Caso você ainda não tenha familiaridade com o assunto, porém,  deseja que seu negócio seja um sucesso, nós da Venegas Contábil podemos planejar o futuro com você.  Ou seja,  vamos colocar a mão na massa JUNTOS!

Saiba MEI – Micro Empreendedor Individual,  que somente um planejamento financeiro sólido e bem estruturado permitirá a clareza das ações necessárias para que sua empresa tenha um crescimento sustentável. Vamos iniciar este planejamento já!  Venha tomar um café conosco, estamos lhe esperando.

Esperamos que aproveite essas dicas e não abra mão de fazer um bom planejamento financeiro para o seu negócio. Você não vai se arrepender!

 

Boa sorte e até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *