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Terceirizar o Departamento Pessoal

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Atualmente é possível terceirizar quase tudo: portaria, segurança, recepção, transporte, logística, contabilidades, limpeza, entre outras áreas.

Terceirizar serviços e mão-de-obra se torna cada vez mais uma prática comum em shoppings, condomínios, indústrias, bancos e empresas de diversos portes e segmentos.

As vantagens da terceirização são várias e tem atraído muitas empresas!

Por que terceirizar o Departamento Pessoal?

O principal objetivo do Departamento Pessoal na organização é o engajamento estratégico.

Para manter seu foco, que é desenvolvimento de pessoas e retenção de talentos, as empresas buscam uma saída na terceirização de pessoal.

Afinal, por que terceirizar?

Pesquisas de Associações especializadas em Outsourcing de RH revelam os principais motivos que levam as empresas a implantar ou não a terceirização.

  • 60% da empresa, dizem que não terceirizam por questões de cultura;
  • 70,5% terceirizam pensando na redução de custos;
  • 55,4% buscam alcançar no processo de terceirização as melhores práticas operacionais;
  • 35,4% aproveitam a terceirização para otimizar seu tempo, podendo cuidar e focar mais em seu negócio;
  • 20,4% terceirizam para acompanhar a concorrência;
  • 34,5% têm outros motivos não expostos na pesquisa.

As ações que envolvem registro de funcionários, pagamentos de encargos e tributos, folhas de pagamentos entre outros, são consideradas rotineiras, de fácil realização e que não sofrem variações.

Desse modo, a empresa não precisa ter uma equipe focada na operação, deslocando-as para funções mais estratégicas do RH.

No departamento pessoal, depois que os profissionais passam pelo recrutamento e seleção, segue-se a atividade de cadastrar os novos funcionários, realizar o registro da carteira profissional, gerar o holerite, entre tantas outras atividades.

Funções como essas, não precisam necessariamente de uma equipe instalada dentro da empresa.  Elas podem ser executadas por terceiros, agilizando processos.

Porém, a empresa contratada deve ser comprometida, já que esse é um trabalho que deve ser muito bem executado.

Afinal, cometendo erros nessas simples etapas, danos irreversíveis podem ser gerados para a organização. Por exemplo, não cumprir adequadamente com a folha de pagamento dos funcionários, causa um impacto muito grande e negativo no clima organizacional da empresa.

As vantagens

Aqueles que já inovaram e investiram em terceirização do Departamento pessoal alegam uma marcante melhora no tempo para realizarem as ações que possuem maior impacto no setor estratégico da empresa.

Os principais benefícios que essa transformação pode trazer para a empresa são:

  • Padronização e conformidade de processos: como os processos internos automatizados, a empresa se torna mais veloz nas tomadas de decisões e ainda consegue aproveitar mais facilmente as oportunidades;
  • Maximização do fluxo de caixa: terceirizar permite uma redução no volume de funções e operações consideradas não estratégicas, deixando o foco da empresa nos negócios. Isso aumenta o fluxo de caixa, pois ajuda a empresa a fazer investimentos que as posicione melhor no mercado;
  • Concentração e produtividade: com o pessoal do Departamento Pessoal livre da carga administrativa e dos papéis, elas ficam disponíveis para aplicar suas habilidades e experiências nas partes mais intensivas do seu trabalho.

Locais de trabalho com um engajamento melhor da equipe têm 27% mais probabilidade de apresentar maior rentabilidade, são 50% mais propensos a ter uma diminuição de rotatividade de pessoal e 38% mais suscetíveis a ter uma produtividade acima da média.

As organizações precisam analisar e tomar decisões melhores que ajudem a conquistar um posicionamento mais certo no futuro, sobre o que querem e o que buscam.

Para isso, é essencial ter uma segurança e sucesso na gestão de pessoas. Elas precisam estar prontas para mudanças e se tornarem capazes de se adaptar rapidamente, se adequando às condições do mercado.

Terceirizar o Departamento Pessoal traz benefícios que resultam no crescimento dos negócios e cortam os processos que atrapalham o crescimento da empresa.

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