O mundo corporativo é feito de vendas, e todo empreendedor precisa de um plano de negócios. Você sabe quais são os fatores principais para o sucesso do seu negócio?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, através dos dados obtidos da Receita Federal, a cada dez empresas abertas no Brasil, apenas sete conseguem prosseguir no mercado.
Isso ocorre, em geral, porque as empresas não possuem um bom conhecimento ou um plano de negócios estruturado.
E hoje você conhecerá sobre alguns fatores de grande importância para que seu negócio tenha fortes condições de influenciar positivamente o mercado e atuar com alta lucratividade!
Conhecer seu público
Pode parecer complexo, mas, na verdade, não é quando o plano de negócios é bem desenvolvido! Aliás, um plano de negócios bem estruturado dá condições do fortalecimento da empresa, como uma melhor e maior performance comercial!
Por isso, conhecer seu público se torna tão essencial.
Imagine vender algo para um público que você não conhece as dores, os anseios, as dificuldades e desejos?
Como você conquistará a clientela sem saber o que a faz se sentir motivada e frustrada?
Grandes empreendedores já entendem as principais razões pelas quais se torna tão importante a descrição do público no plano de negócios.
Perfis diferentes podem e devem ser criados a depender do seu ramo de atuação.
No entanto, este ponto é de extrema valia, já que não se vende algo para aqueles a quem não se conhece!
Entender o posicionamento da sua empresa, parte fundamental do plano de negócios
Quando falamos sobre posicionamento, nos referimos a localidade e área de atuação.
Muitos empresários pecam ao decidir onde será localizada a empresa. Isso quer dizer que, por não conhecerem tão bem a região, podem ter desgastes e até dores de cabeça, com perdas de lucro, visto que o movimento pode variar a depender de uma série de coisas e períodos.
Por isso, antes de abrir um negócio é preciso verificar alguns pontos, como:
- Segurança.
- Facilidade de acesso.
- Comércio.
- Movimentação.
- Mensurando o capital da população da área.
- Entre outros.
Conhecer seus produtos e serviços
Ter a descrição dos produtos, tipo de atendimento e serviços é de extremo valor.
É comum que em uma empresa haja certa rotatividade na contratação e demissão de funcionários. Pensando nisso, é preciso descrever os tipos de produtos e tudo o que envolve dentro da empresa nesse sentido.
Não há nada pior do que uma empresa cheia de funcionários que não conhecem os produtos e itens vendidos. Como saber explicar aos clientes as utilidades e benefícios do que se oferta, então?
Ter uma descrição dos produtos-chaves é de forte potencial para desenvolver um empreendimento com sucesso. Tudo isso consta no Plano de Negócios!
Entender o valor de investimento
Quanto, por que e para quê?
São perguntas que todo tipo de plano de negócios deveria conter, porque servem como base para principais respostas.
Entender o valor de investimento é essencial para pontuar os motivos de cada necessidade. Quantidades de maquinários, peças e recursos devem ser descritos para a visualização de todo escopo de negócio.
Com base nessas informações é possível não somente economizar, mas fazer uma verdadeira triagem do que é essencial ou excessivo.
Ter bases sobre o ROI (estimativa de faturamento)
Retorno sobre investimento… já ouviu falar?
Com base nesse cálculo que pode ser feito por consultores financeiros e contadores, o ROI vem para dar auxílio e manter as perspectivas de lucratividade diante ao investimento feito.
O interessante deste ponto é a análise feita com maior maturidade e precisão, pois a pior frustração que existe é o empreendedor ficar perdido em quanto tempo poderá ter seus recursos de volta.
Por meio do faturamento mensal, também é possível entender quanto é preciso vender para ter um ROI com maior velocidade.
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Sucesso e até a próxima.