Muitos médicos que iniciam a carreira, até mesmo os que já atuam na profissão tem dúvida na maneira como querem conduzir sua profissão. Médico Autônomo, Liberal, MEI e ME. Qual a diferença entre todas essas classificações?
A partir de uma comparação entre todas essas possibilidades, explicitar a diferença, para que você possa escolher a melhor classificação de acordo com o que se adequa às necessidades da forma como deseja atuar.
Médico Autônomo, liberal, MEI e ME
Todas essas classificações têm algumas diferenças, mas a principal é em relação às obrigações fiscais, e é justamente por isso que os médicos querem escolher com cuidado.
Mas, vamos ao que interessa, não é mesmo? Confira abaixo as diferenças entre as classificações para os médicos.
Médico Autônomo
O médico que atua de forma autônoma é aquele que trabalha por sua própria conta, e que se responsabiliza sozinho pelas contas e outras obrigações fiscais. Ele não tem vínculo empregatício com nenhuma clínica, consultório, hospital e afins.
Um profissional autônomo geralmente é definido como alguém que não tem qualificação para exercer sua profissão, mas a verdade é que quando essa profissão é a de médico, não existe saída a não ser fazer uma faculdade de medicina.
Médico Liberal
O liberal é aquele que tanto pode ter vínculo empregatício com uma empresa como pode trabalhar por sua própria conta.
A vantagem de trabalhar como médico liberal é que se ele trabalha por conta própria, pode lucrar muito mais do que trabalhando para outra pessoa. Em contrapartida, trabalhando sozinho, quem faz sua agenda é você mesmo, então se você fica sem clientes por um período, o faturamento não será tão bom assim.
Médico MEI
MEI é a sigla para microempreendedor individual, portanto, esse médico é aquele que fará um empreendimento pequeno, e sozinho, sem sociedades.
Esse profissional, apesar do empreendimento pequeno, terá direito a um CNPJ, o que ajuda muito no recolhimento de tributos. Além disso, o faturamento não pode ser maior do que sessenta mil reais ao ano, portanto, você deve se certificar de que não ultrapasse esse valor.
Médico ME
O médico microempresário, apesar do nome “micro” conta com um faturamento um pouco maior do que o MEI.
Esse profissional pode ter até trezentos e sessenta mil reais de faturamento ao ano, e para formalizar o negócio é preciso um registro na junta comercial.
A contabilidade para médicos é imprescindível, independentemente da situação!
O ideal é que você, médico empreendedor, conte com um serviço profissional de contabilidade para te alertar sobre os prós e contras de cada escolha.
Além disso, também é ideal que seja feito um acompanhamento da contabilidade do seu serviço, afinal, acompanhar os registros é a melhor maneira de fazer tudo funcionar corretamente.
Agora você já conhece as diferenças entre médico autônomo, liberal, MEI e ME. Aproveite e escolha qual é melhor para você!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Venegas!
Sucesso e até a próxima.