Leia somente se quiser [evitar problemas] em períodos que antecedem altas demandas e tornar sua loja virtual [na melhor opção de compras] para seus clientes! – Gestão de estoque de uma loja virtual
É muito fácil deixar a gestão de estoque de uma loja virtual deslizar, principalmente quando se é dono de um e-commerce que vende muitos e variados produtos, já que as vendas online acontecem sem a necessidade de consultar o estoque físico.
No entanto, saber o básico sobre como realizar a gestão do estoque de uma loja virtual, principalmente em épocas que antecedem grandes demandas, como a “Black Friday”, por exemplo, pode ajudar a evitar graves problemas de entrega e cumprimento de prazos que podem deixar os clientes muito insatisfeitos e o e-commerce de qualquer empresário bem-sucedido à beira da ruína.
Neste artigo vamos te dar algumas dicas sobre como fazer a gestão de estoque de uma loja virtual e tornar o seu e-commerce a opção número um de seus clientes, principalmente em períodos de altíssima demanda, como o natal!
[Dica nº 1] – Faça sempre a Previsão do Estoque
Independentemente de sua loja virtual ser nova ou de você estar em atividade há muito tempo, é necessário ter números sólidos ao encomendar itens para manter o estoque da loja sempre abastecido.
Como você não é “uma cartomante”, não há como saber com certeza quantos produtos serão vendidos com antecedência, então você deve usar uma estimativa aproximada. Você pode basear sua estimativa em vendas para os próximos três a seis meses ou mais.
Logicamente que esse tipo de previsão é muito mais fácil quando você já tem seu e-commerce há algum tempo, pois assim, fica tranquilo realizar esses cálculos usando:
- seus índices de crescimento atual;
- as vendas do ano anterior – principalmente em períodos sazonais de alta demanda, como o final do ano;
- as tendências de mercado;
- o índice de clientes recorrentes; e
- o quanto você deverá investir em publicidade no período!
O truque para uma boa gestão de estoque de uma loja virtual é não fazer pedidos exagerados de mercadoria ou pedidos pequenos demais.
Encomende muitos itens e você corre o risco de ter produtos não vendidos definhando em um depósito, o que custa a você “recursos financeiros” preciosos, que seriam melhor gastos em outro lugar.
Realize pedidos pequenos demais e a reputação da sua loja pode ir a “bancarrota” quando os clientes começarem a cancelar pedidos devido à falta de oferta.
Ao implantar uma rotina de calcular a previsão do estoque, pode ser o grande diferencial do seu e-commerce em relação aos seus concorrentes.
[Dica nº 2] – Compreenda a rotação de cada produto
Implantar métodos de rastreamento de estoque para acompanhar os pedidos, e identificar alguns aspectos comerciais do negócio, como:
- produtos com baixa demanda ou sem demanda alguma;
- padrões de compra;
- período de vendas e etc.
Com toda certeza, ajudará na previsão de vendas e manterá a gestão de estoque de uma loja virtual sempre com dados precisos na ponta dos dedos. Essa é uma dica que vale ouro!
Para isso, utilize um bom sistema ERP para gerir o seu negócio virtual com muita inteligência e eficiência!
[Dica nº 3] – Acompanhe a evolução do perfil de compra do cliente
Especialistas afirmam que um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a lucratividade de uma empresa em até 75%.
Entender o perfil do cliente ajudará na conquista de mais clientes, aumentando assim a produtividade e a lucratividade de seu e-commerce.
Ao compreender o perfil de compras de seus clientes, você pode criar estratégias que o farão comprar de você novamente, categorizando-o como um cliente recorrente de seu negócio.
É importante ressaltar que clientes recorrentes também são um bom sinal de viabilidade operacional, pois indicam que o negócio está atendendo plenamente aos anseios e necessidades de seu público de interesse e de forma muito eficaz, garantindo que a famosa frase “servimos bem, para servi-lo sempre” é real e faz muito sentido para seus consumidores.
Conclusão
Não existe apenas um método para gerir, de forma eficiente, o estoque de uma loja virtual.
No entanto, as dicas que demos acima são os métodos mais utilizados por diversas lojas de sucesso, tanto no mundo virtual quanto no ambiente físico.
[Dica Bônus]: CONSULTE SEMPRE UM CONTADOR!
Essas lojas contam também com a ajuda de seus contadores para gerir melhor seus estoques, reduzindo assim seus custos e aumentando a lucratividade de seus empreendimentos digitais.
Entendeu a importância de contar com o apoio de um contador competente na gestão de seus negócios?
Esperamos que tenha gostado de nossas dicas, pois nós da Venegas, garantimos que, se você segui-las, poderá também trilhar uma jornada muito bem sucedida como proprietário de uma loja muito rentável e consolidada no mundo virtual.
E ai, vai ficar fora dessa?!
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Muito sucesso e até o próximo artigo!