Uma dúvida que, mais cedo ou mais tarde, surge nas mentes dos empreendedores que desejam trabalhar por conta própria é se a contabilidade para autônomos é realmente importante para esse tipo de profissional.
Você já se deparou com situações onde não se sente capaz de controlar as suas finanças como gostaria?
Deixe eu te convidar a pensar em uma ocasião pela qual, pelo menos uma vez na vida, todo mundo já passou…
Você, como um profissional autônomo, possui os seus rendimentos mensais, certo? Ótimo. Porém, o desafio começa a surgir quando esses rendimentos não rendem tanto quanto o nome sugere. É preciso pagar contas, dívidas, investir no negócio e em se aprimorar. Isso sem contar tudo que você gasta com impostos e outros aspectos do negócio autônomo!
Ainda não acabou. Você precisa, no seu dia a dia, cuidar do seu empreendimento e realizar as tarefas que só você, como dono do seu próprio negócio autônomo, pode fazer. É necessário também estar atento ao que entra no caixa e o que sai, porque essas despesas costumam apresentar irregularidades, e ignorá-las representa uma alta possibilidade de gerar desafios para o seu negócio.
Pensando nisso, preparamos este artigo que detalha a importância da contabilidade para autônomos!
Confira conosco.
Contabilidade para autônomos – qual a importância?
Com a contabilidade para autônomos, o seu negócio não precisa mais passar por esses desafios. Todas as questões financeiras, contábeis, fiscais e tributárias estarão sob o controle de profissionais que compreendem as suas necessidades e que trabalham em prol do seu sucesso, construindo um relacionamento transparente e amigável com você, profissional autônomo, e garantindo a durabilidade da relação de benefícios mútuos entre empresa e contabilidade.
A contabilidade para autônomos te ajuda a:
- Realizar o estabelecimento de metas e objetivos: isso porque metas financeiras bem estabelecidas representam um caminho menos tortuoso para alcançá-los. Para isso, é preciso ter conhecimento da sua realidade econômica como autônomo e do mercado como um todo.
De nada adianta planejar seus ganhos e custos quando não existe uma base realista para isso. As metas colaboram para a tomada de decisões, e esta só pode acontecer de forma estratégica quando os dados analisados forem precisos.
- Ter um controle de fluxo de caixa impecável: isso é imprescindível para qualquer negócio que deseja se manter estável no mercado. É preciso saber exatamente quanto sai das contas da empresa.
Para isso, é possível utilizar um software que gerencia todas essas movimentações e as registra em um banco de dados online. Normalmente, contadores especializados em autônomos possuem esses programas e podem auxiliar o profissional que contrata a contabilidade para autônomos.
- Saber como investir: para realizar os investimentos nas áreas certas, nos momentos certos e da maneira correta é imprescindível! Não adianta simplesmente querer investir quando não existe um planejamento muito bem estruturado por trás de todas as ideias, já que uma boa ideia não é nada se não puder ser transformada em realidade através de um negócio lucrativo.
Agora que você conhece essas dicas e entende como a contabilidade para autônomos pode ser um divisor de águas para o seu negócio, entre em contato com a Venegas para saber mais sobre isso e ter serviços contábeis personalizados para você.