Muito se fala sobre ter um blog para e-commerce, unindo a venda de produtos à produção de conteúdo… Mas será que é mesmo necessário? Descubra no post de hoje!
É normal que muito se fale a respeito de um blog para e-commerce quando uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade tem como cerne o marketing de conteúdo! Mas a pergunta que não quer calar é: isso é realmente necessário para uma loja virtual?
Hoje vamos nos aprofundar nesse assunto e responder, de forma simples e objetiva, o que você precisa fazer para divulgar a sua loja na Internet e potencializar seu e-commerce!
Vamos lá!
Por que falam tanto sobre ter um blog para e-commerce por aí, afinal?
O Marketing de Conteúdo é algo que vem ganhando cada vez mais força entre produtores digitais, donos de e-commerce e outros tipos de negócios que usam a internet e as redes sociais como principais plataformas para o seu crescimento. Logo, todos começam a compartilhar dicas, truques e segredos que podem potencializar seu novo negócio na web. E isso é ótimo!
Agora, será que todo e-commerce precisa de um blog?
DEPENDE…
A resposta pode não ser o que você esperava! Mas, veja só, agora você terá a oportunidade de entender se o seu e-commerce precisa ou não de um blog.
Quando o blog para e-commerce é necessário?
Grandes redes de lojas virtuais não precisam necessariamente de um blog. Os nomes já estão consolidados no mercado e se tornaram referência quando o assunto é comprar algo pela web. Contudo, para quem está começando, para quem vende produtos mais segmentados e também para quem deseja fazer diferente da concorrência, é preciso ter um blog, sim.
Ou seja, o blog para e-commerce é recomendado para:
- Iniciantes;
- Empreendedores digitais que querem se diferenciar;
- Quem deseja atrair mais tráfego para o domínio e aumentar a relevância da loja entre os concorrentes.
Significa que grandes lojas não podem ou não devem ter blogs? De jeito nenhum! Não existe uma regra que determine quando você deve ou não ter um blog. Tudo depende, na verdade, do momento do seu negócio, do orçamento que você tem disponível e dos objetivos que você deseja alcançar com as suas estratégias.
O que eu preciso para ter um blog de qualidade para a minha loja virtual?
Um blog para e-commerce precisa de conteúdo de qualidade para realmente se destacar. Isso pode variar de experiências pessoais com produtos e serviços que você vende, a vídeos, colunas, artigos e até mesmo notícias que sejam relevantes para o seu público-alvo. Hoje, mais do que nunca, a palavra de ordem é relevância. Se o seu conteúdo realmente for relevante para o público-alvo ao qual você o direciona, perfeito, vá em frente!
Relevância significa:
- Que as pessoas buscam por isso;
- Que o texto possui informações realmente úteis para quem lê;
- Que o conteúdo tem a ver com o propósito do blog e da loja em si.
Enquanto, se você procurar na Internet sobre o que significa relevância para o Marketing de Conteúdo, encontrará sites te dizendo para otimizá-lo bem com palavras-chave e outras técnicas. Isso NÃO ESTÁ ERRADO, contudo, é preciso entender que a relevância vai muito além de simplesmente escrever conteúdos “bem mapeados”, e também reflete as intenções e necessidades do leitor.
Em outras palavras, quando for escrever um blog para e-commerce, pense:
- Meu leitor ou cliente gostaria de ler isso?
- Por que meu leitor ou cliente gostaria disso?
- Como meu leitor ou cliente pesquisaria por isso?
- Quando meu leitor ou cliente pesquisaria por isso?
Na semana que vem, falaremos sobre o que o conteúdo de blog para a sua loja virtual deve ter para te ajudar a vender mais e satisfazer seus visitantes!