5 maneiras de agregar valor à sua prestação de serviços para fidelizar clientes

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Pergunte aos gestores de qualquer empresa, seja de qual segmento for, qual é a sua principal prioridade ou a sua principal dor de cabeça empresarial, e a maioria deles irão responder: MARKETING.

Em outras palavras, eles estão dizendo, que precisam encontrar maneiras de trazer novos clientes para manter os negócios não apenas saudável, mas próspero. E manter o funil de vendas cheio realmente é o drive principal de muitas empresas. Porém, existe outro lado da moeda, que a maioria dos gestores se descuida, e isso pode ser a grande deficiência para que suas empresas realmente tenham um crescimento sustentável, isso é, a manutenção dos clientes que já fazem parte da carteira.

Infelizmente, esta constatação aparentemente óbvia, de fato é uma questão muitas vezes ignorada por grande parte das empresas, que impulsionadas pelo zumbido e a emoção do fechamento de novos contratos, esquecem-se de servir e atender as necessidades dos que já confiam nelas e utilizam seus serviços.

E com as empresas de serviços, isso não é diferente. Muitos clientes de prestadoras de serviços profissionais, justificadamente, acabam se afastando para encontrar outra empresa que possa atender melhor às suas necessidades e realmente entenda o apoio de que precisam, exatamente por não terem o respaldo de seus atuais provedores de serviços.

Isso não quer dizer que sua empresa está se aventurando no mercado e que você nunca teve qualquer intenção de prestar bons serviços e atender bem os seus clientes, mas sim uma consequência da falta de tempo e priorização de foco muitas vezes equivocada.

Não estamos querendo dizer com isso que sua empresa de serviços não deve se preocupar em conquistar novos clientes. Mas pare para pensar na quantidade de tempo e esforço que você teve para conquistar um novo cliente, para depois deixá-lo escorregar através de seus dedos. Acreditamos que isso não seja uma boa política, concorda?

Isso não é apenas desperdício de seu tempo, dinheiro e recursos, mas pode eventualmente “contaminar” seu mercado, manchar sua imagem e levar sua reputação para a lama.

Diante disso, é muito importante ter uma política de atendimento e satisfação do cliente em sua empresa de serviços. Você precisa avaliar, monitorar, mensurar e melhorar cada ação de suas equipes para manter, construir e fortalecer o relacionamento com os clientes da casa, e assim garantir o sucesso do seu negócio a longo prazo.

Confira agora as 5 dicas que preparamos para que você aumente o nível de satisfação de seus clientes e os fidelize, para que se mantenham como clientes e se tornem promotores de sua empresa de serviços:

  1. Reconheça que seus clientes têm um LTV ou um ciclo de vida em sua empresa

Lifetime Customer Value – LTV ou Tempo de Vida do Cliente, é um dos indicadores que mais deve ser levado a sério por sua empresa de serviços, pois, o LTV vai lhe mostrar a receita gerada por cada cliente durante o tempo ativo de contrato e o nível de eficiência de sua empresa de serviços em mantê-lo fiel à sua marca. Em outras palavras, é o montante total que cada cliente gasta com você durante o seu ciclo de vida como cliente, e o quanto você deixará de ganhar se ele te abandonar.

Analisando esta perspectiva, crie uma estratégia e dedique tempo para construir a confiança e nutrir um relacionamento sólido com seus clientes, para que eles continuem em sua base e comprando de você. Tempo é dinheiro bem gasto, portanto, o “investimento” em seu relacionamento com os clientes, não é um custo.

  1. Agregue valor aos seus serviços ouvindo o que seus clientes querem e melhorando o que você faz por eles

Isso pode ser desde apenas oferecer benefícios adicionais em cada serviço prestado ou pode também ser uma forma proativa de evitar certos problemas recorrentes.

Se você não tem certeza de como fazer isso, olhe para outros segmentos de mercado que não seja o seu, para se inspirar. Muitas ideias fantásticas podem surgir ao observar outros tipos de empresas. Muitas empresas adaptam ideias de outros segmentos ao seu mercado e tornam-se sólidas e confiáveis para os seus clientes.

  1. Mantenha contato regular com seus clientes, e não apenas quando quiser vender algo

Se você quiser construir uma “relação de alto valor agregado” com seus clientes, mantenha um contato regular com eles, mas não para vender nada, e sim para trocar ideias, entender como está o dia a dia deste cliente, verificar se seus serviços estão sendo prestados de forma adequada, oferecer informações relevantes e falar sobre soluções  que poderão ajudá-los, sem pedir nada em troca.

Quando os clientes se sentem felizes com a sua prestação de serviços, é muito provável que eles o indiquem para outros.

  1. Seja muito responsável e sincero em relação às solicitações de seus clientes

Retorne para eles o mais rápido possível com as informações que estão procurando ou com a solução de suas queixas. Isso pode não ser nada fácil, especialmente se você estiver “atolado” em suas atividades diárias até o pescoço.

No entanto, ter um “sistema de acompanhamento” ou um CRM na empresa não é um luxo, mas uma prática sensata para a criação do seu sucesso empresarial.

  1. Se atualize continuamente, aumente seus conhecimentos e adote novas técnicas e tecnologias para se manter à frente da concorrência

Um assistente virtual devidamente configurado, poderia lidar com muitas das respostas importantes para os clientes de sua carteira. Automatizar algumas questões básicas com respostas eficientes padronizadas pode otimizar e muito a sua comunicação com seus clientes.

Adotar esse tipo de abordagem, aliada a chamadas telefônicas, skype, whatsapp, e-mails e algumas visitas presenciais pode ser a estratégia mais eficiente para aumentar o percentual  de retenção de clientes de sua empresa de serviços. Cada canal de comunicação que você disponibilizar aos clientes lhe dará a  oportunidade para construir confiança, enraizar mais profundamente o relacionamento e adicionar um alto valor agregado em sua prestação de serviços. Isso fará com que você seja indicado a outros potenciais clientes, com certeza.

Estatísticas comprovam que é muito mais barato e lucrativo para uma empresa manter os clientes de carteira do que conquistar um novo cliente.

E você, o que tem feito para fidelizar seus clientes e não perdê-los para a concorrência? Compartilhe suas experiências conosco logo abaixo, queremos muito conhecer sua história! Pode ter certeza que suas experiências agregarão muito valor ao sucesso de outros empreendedores.

Pense nisso e sucesso!

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