Post

A história não contada sobre abertura de empresa.

A maioria das pessoas que decidem abrir uma empresa, o faz simplesmente pelo fato de: “Quero ser o dono do meu próprio negócio e não ter um superior para obedecer”. Esses novos empreendedores são iludidos, achando que basta ter uma ideia boa, paixão pelo o que faz e um amigo para sócio. Mas não é bem assim. Ser seu próprio patrão, não é tão inspirador quanto parece. Por isso estamos aqui para desmistificar isso e ajuda-los com dicas essenciais para o sucesso do seu negócio.

Muito anseio e pouca preparação

Alguns novos empreendimentos nascem da intuição e ela pode se dar de diferentes maneiras, porém nunca poderá ser mais importante que o planejamento. Para que suas ideias sejam produtivas o suficiente para sair do papel e ter sucesso, é necessário que haja planejamento, ou seja, um plano de negócios, avaliação de mercado e estratégias, considerando também o que pode dar errado.

A princípio estamos tão inspirados e empolgados com as boas oportunidades que nos veem a frente, que por um breve momento esquecemos de pensar nas possibilidades, boas e ruins, que podem e irão acontecer.

Todo negócio tem o seu risco, e é importante que o empreendedor o assuma. Contudo é possível identificar antecipar ou até mesmo evitar tais riscos ainda no processo de planejamento, porém estes devem ser quantificados e não apenas aceitos. Encarar os riscos deve gerar resultados que os justifiquem no futuro. Bons empreendedores calculam e controlam os riscos de sua empresa.

Erros cometidos por empreendedores de primeira viagem

Para muitos, abrir uma empresa parece ser simples, mas de fato não é algo que se faça durante um almoço de negócios. É indispensável total dedicação, força de vontade e esforço da parte de todos os envolvidos, principalmente do proprietário, que é quem irá tomar as decisões mais importantes e da forma ideal.

Todo novo empresário acredita que fará a diferença em seu ramo e que ficará rico como ninguém jamais ficou, pois a sua ideia é melhor do que a dos outros. A ironia é que muitos novos empreendedores consegue de fato fazer o seu diferencial, mas a maioria comete os mesmos erros clichês.

Cada empreendedor tem um perfil, o que é preciso para abrir uma empresa, vai depender do objetivo de cada um. Porém quando o assunto é empreender, algumas verdades precisam ser reveladas. Confira abaixo:

 

  • Nenhum negócio surge de repente. Não se coloca em prática uma ideia sem fundamentos sólidos sobre determinado ramo. Empreendedorismo exige muito estudo e conhecimento.
  • Quanto mais bem informado for o empreendedor, melhor para ele e para seu negócio. Realize pesquisas sobre seu modelo de negócio e reserve tempo para conhecer melhor seu público-alvo.
  • Os que não sabem como trabalhar em equipe e acham que se desenvolvem bem sozinhos, encontrarão muitas dificuldades em ter sucesso nos negócios. Lembre-se o networking é importante na hora de abrir uma empresa.
  • O bom relacionamento com as pessoas sejam elas clientes internos ou externos é de suma importância.
  • Não há sorte no mercado, nada acontece por acaso. Devemos ser empreendedores de nós mesmos buscando e desenvolvendo novas oportunidades onde quer que elas estejam.
  • Montar seu próprio negócio na emoção de ser dono, não é tão motivador se você não sabe administrar uma empresa. Gaste energias e invista tempo em ganhar dinheiro, para se dar bem ao longo da caminhada.

Lembre-se: ser visionário, ter audácia e gostar de emoções são atributos de todo empresário, mas apenas elas não são suficientes para manter a receita positiva de uma empresa.

Desmistificando as coisas

Toda empresa de sucesso tem um segredo. Ser lucrativa. Para que seu negócio dê certo e tenha sucesso é necessário muito mais que vontade, uma boa ideia e/ou criatividade, é preciso validá-la e em cima desta validação, desenvolver aptidões de gestão e execução. Ter dinheiro em caixa pode ser uma ótima oportunidade para o crescimento de sua empresa.

Preste atenção! A parte burocrática tem um papel fundamental no sucesso do seu negócio, pois está ligada diretamente ao que é necessário para abrir uma empresa individual e para manter suas operações financeira e contábil em dia e ajustadas às obrigações exigidas por lei.

Conseguiu um empréstimo no banco? Ótimo. Que tal guardar dinheiro para os tempos de crise futura. Não subestime o seu bolso. Como tudo, as finanças um dia também acabam, mesmo parecendo algo difícil de acontecer. Por isso é importante fazer um plano de negócios e guardar dinheiro para os meses que virão.

A não devida atenção a tais fatos levará a empresa a ter gastos  desnecessários, o que pode levar a falência prematura do empreendimento. Por tanto, conhecer todo o processo, e tudo que é importante para abertura correta de uma empresa, fará com que seu negócio prospere e galgue direto para o sucesso.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *