Chave Para O Sucesso De Um Empreendedor

Gestão eficiente: A chave para o sucesso de um empreendedor!

Empreender não é apenas uma questão de possuir uma ideia realmente brilhante, às vezes, disruptiva. Na verdade, o sucesso de um empreendedor depende de vários outros fatores, mas principalmente da gestão eficiente.

Saber gerir ou, se preferir, administrar um negócio é uma capacidade fundamental para qualquer pessoa que deseja abrir uma empresa e obter sucesso com ela, aumentando sua lucratividade, reduzindo os custos de produção e afins, e adquirir reconhecimento por parte do público geral.

A gestão eficiente é um conjunto de atividades que devem ser aplicadas dentro da empresa, a fim de aprimorar os processos e garantir a efetividade dos serviços prestados ou produtos oferecidos.

Contudo, não são todos os empreendedores que compreendem esses conceitos de forma completa.

Vamos aprender mais?

O QUE FAZ UMA GESTÃO EFICIENTE DE PESSOAS?

Uma gestão eficiente é regida, em partes pelo alcance da visão do gestor. É preciso que o administrador do negócio mantenha a sua mente aberta às possibilidades, sempre buscando caminhos para aprimorar e agilizar processos.

Por exemplo: uma gestão eficiente não aponta erros e nem procura por culpados, mas identifica os desafios e procura por soluções.

Uma gestão ruim tende a acarretar mais problemas, ao invés de encontrar soluções para os já existentes

No entanto, esses são fatores de fácil identificação e alta visibilidade. Significa que qualquer pessoa com noções básicas do que é uma boa gestão e daquilo que é ruim poderá identificar em uma empresa.

A complicação costuma surgir quando falamos de motivação e desmotivação!

Pare e pense por alguns minutos na última vez que você tentou combater a desmotivação com algum tipo de motivação para os seus colaboradores.

Independentemente de quando foi a última vez, se você fez isso, saiba que está cometendo um erro que, basicamente, está prejudicando a produtividade do seu negócio.

Mas, como assim?

Vamos entender melhor: por mais que a motivação e a desmotivação sejam conceitos completamente opostos, um não se combate com o outro.

O problema é que as pessoas normalmente creem que uma gestão eficiente funciona da mesma forma que apagar um incêndio: se o fogo queima, a água apaga o fogo.

De fato, a água apaga o fogo, mas não trata das queimaduras!

E, nesse caso, se a desmotivação se espalha pela sua empresa como um incêndio, antes de começar a apagá-lo, é preciso identificar a fonte do problema e eliminá-lo. Afinal, você não deseja apagar o fogo com um balde d’água, sendo que as chamas eventualmente irão ressurgir, como num ciclo infinito, certo?

Essa é a lógica que eu te proponho a utilizar daqui para frente. Se você deseja acabar com a desmotivação na sua empresa, precisa eliminar os fatores desmotivacionais antes de tentar trabalhar na motivação dos colaboradores.

Isso deve ser feito porque, caso você tente motivar alguém que está desmotivado, até poderá obter algum êxito, mas os efeitos não serão duradouros, já que o fator desmotivacional que colaborou com a desmotivação dessa pessoa continua lá – e é só uma questão de tempo para que volte a afetá-la.

Mas, isso não é tudo. Essa parte se refere somente à gestão de pessoas!

A GESTÃO EFICIENTE DE RECURSOS

Agora, vamos falar de como realizar uma gestão eficiente de materiais e dinheiro.

Independentemente do segmento da sua empresa, você deverá administrar os seus bens de maneira rigorosa, garantindo que não haja desperdícios e nem uso excessivo de materiais.

Monitore o uso de recursos como papel, bem como o seu descarte. A água e a eletricidade também devem estar sob vigilância, já que são bens de uso frequente e que podem ser utilizados de maneira indiscriminada.

Uma outra forma de aplicar uma gestão eficiente aos recursos é compreender o que são as despesas fixas da empresa e se há alguma forma de reduzi-las.

Um contador será essencial para reduzir os custos e realizar um planejamento financeiro eficaz.

Através desse profissional, será possível criar um planejamento tributário adequado ao seu negócio e que irá proporcionar uma economia considerável para o seu negócio.

Além disso, em alguns casos, é possível trocar os fornecedores e obter descontos.

O importante é prezar pela economia, sem deixar a qualidade de lado!

Ao unir uma boa administração de recursos, de pessoas e aplicar capacidades de empreendedorismo dentro do seu negócio, você obterá todos os benefícios de uma gestão eficiente!

Confira dicas do que fazer para o seu negócio ter sucesso.

Ao unir uma boa administração de recursos, de pessoas e aplicar capacidades de empreendedorismo dentro do seu negócio, você obterá todos os benefícios de uma gestão eficiente!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Venegas!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *