Gestão De Custos

Uma ferramenta essencial para o planejamento financeiro empresarial ser um sucesso!

Ter uma boa gestão de custos para maximizar os resultados é uma difícil missão para as empresas que almejam se tornarem mais sólidas e competitivas.

Este é um passo que todo empresário deve implementar em sua empresa e tornar uma tarefa diária. Porém, nem sempre isso é uma realidade, pois, exige esforço e disciplina por parte dos gestores financeiros de um negócio.

A gestão de custos irá gerar dados precisos, de modo a detectar as fraquezas da empresa, gerando um aprendizado aos seus gestores, de modo que possam lidar com seus pontos fracos e implementar os parâmetros estruturados  no planejamento financeiro empresarial, para que a empresa tenha solidez.

Sem uma boa gestão de custos, a empresa corre o risco de cobrar valores não condizentes com a realidade, prejudicando assim os lucros, volume de vendas e o andamento do negócio.

Não há lugar no mercado para empresas que não seguem à risca um  planejamento financeiro!

A gestão de custos gera conhecimento do negócio

Um dos primeiros passos para o empreendedor não cair em uma armadilha montada por ele mesmo, é conhecer a realidade do negócio. Você precisa pesquisar bem o nicho no qual está se inserido e fazer algumas análises de mercado, para que não haja a possibilidade de deixar um cuidado tão essencial, como a gestão de custos, nas mãos de outras pessoas.

Ter um conhecimento amplo sobre o negócio vai auxiliá-lo a controlar e administrar os custos de produção e comercialização, tendo assim uma boa gestão financeira.

A gestão de custos é essencial para que o Planejamento Financeiro Empresarial seja um sucesso!

Antes mesmo de iniciar o projeto, o empresário deve planejar, com detalhes, as necessidades de capital de giro de seu empreendimento a longo prazo.

Os itens que devem fazer parte do planejamento financeiro empresarial são:

  • Investimentos;
  • Financiamentos;
  • Despesas operacionais.

Algumas ações podem melhorar ainda mais o controle de custos, como:

  • Mapear e implantar a gestão de por processos;
  • Fazer um planejamento de preços;
  • Planejar gastos em uma estrutura fixa.

É bom estabelecer indicadores de desempenho e acompanhar a realização do planejamento financeiro empresarial, para evitar desvios e corrigir possíveis falhas.

Detalhar os custos

Existem dois tipos de custos: os fixos e os variáveis.

Os custos fixos são aqueles gastos que você terá todo mês e que geralmente não se alteram, como o pagamento dos fornecedores, funcionários, o aluguel da empresa, as contas, entre outros.

Já os custos variáveis, se caracterizam como todo gasto que você usa para produzir ou comercializar seu produto ou seu serviço. Como exemplo de custos variáveis, podemos citar a comissão de vendedores e impostos sobre a mercadoria.

Fazendo corretamente o registro dos gastos, você consegue identificar investimentos desnecessários e ainda aqueles que merecem mais atenção, por, de alguma forma, agregarem mais valor a empresa.

Como ter uma boa gestão de custos?

A saúde organizacional de uma empresa depende de uma gestão de custos eficiente. Por isso, é importante realizar a tão falada análise de Swot, pois ela ajudará a reconhecer as forças, fraquezas, oportunidade e ameaças dentro de fora da organização.

Com a análise de Swot feita, fica mais fácil para o empresário definir o rumo certo para o seu empreendimento. Ele poderá saber onde a empresa precisa focar mais seus esforços para atingir suas metas.

O dinheiro no caixa da empresa tem que ser o suficiente para pagar seus compromissos, se esse caixa terminar o mês no vermelho, isso significa que a empresa não está conseguindo administrar corretamente seu dinheiro. Um planejamento financeiro empresarial mau executado, pode levar a organização à falência.

Um bom controle deriva de disciplina. Uma equipe que analisa frequentemente os procedimentos financeiros, detalhando em planilhas, fazendo corretamente e de forma organizada os registros, tendo ainda a capacidade de enxergar oportunidades de investimentos para a empresa, pode ser caracterizada como uma equipe que faz um controle de qualidade da saúde financeira da empresa.

Você só tem a ganhar!

Você viu como uma gestão de custo é essencial?

Com uma gestão de custos eficiente, sua empresa gastará menos e lucrará muito mais. Com o acompanhamento financeiro adequado, fica bem mais fácil atingir o objetivo que se almeja!

Boa sorte!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *