Plano De Negócios

Empreendedorismo: como criar um plano de negócios em 2017

No empreendedorismo, uma empresa passa a se formar quando o empreendedor põe em prática suas ideias. No entanto, para que o negócio dê certo e prospere é necessário que você avalie primeiramente se ele é viável, que tipos de alterações precisam ser realizadas e se, de fato, vale a pena investir nele.

Para isso, é importante que você saiba como criar um plano de negócios em 2017, um ano em que muitos empreendedores estão focados em desenvolver um negócio de sucesso. Continue com a leitura e descubra como fazê-lo de forma eficiente e realista. Confira!

Porque é preciso fazer um plano de negócios?

Bom. Quando o negócio ainda está em fase inicial a preocupação principal é validar a relação ideia x oportunidade, mas depois de certo tempo o plano de negócios também se faz necessário para validar premissas futuras estabelecidas.

Um plano de negócios vai servir para embasar e dará suporte à ideia e oportunidade que você desenvolveu. É como se fosse um mapa de previsão em que ele não irá lhe garantir o sucesso ou lucro, mas pode identificar e prever ações que controlem os problemas e riscos inerentes ao seu tipo de empreendimento. Dessa forma, ele será um guia que traz mais conhecimento e profundidade ao modelo de negócio elaborado.

Além disso, é interessante que você possa criar um plano de negócios em 2017 para obter recursos de investidores, caso seja necessário, vez que na maioria das vezes eles não conhecem o mercado/negócio em questão.

Este plano vai mostrar a eles uma ideia interessante e que foi desenvolvido com cuidado um trabalho sobre o mercado, serviço ou produto por parte do empreendedor.

Então, como criar um plano de negócios em 2017?

A elaboração do plano de negócios para 2017 possibilita a você ter conhecimentos mais detalhados de seu negócio, antecipar elementos-surpresa, possíveis armadilhas, problemas e erros; o que te traz mais previsibilidade e antecipa soluções. Por isso, veja a seguir dicas para criar e tornar seu plano de negócios bastante eficiente:

  • Defina que aspectos serão necessários aos produtos ou serviços que serão oferecidos. Assim, você empreendedor e seus clientes poderão ter uma visão clara do que estará ofertando.
  • Ainda que seja um plano de negócios para pequenos empreendedores você precisa avaliar o mercado em que irá atuar. Esta etapa requer bastante estudo e é uma das mais importantes, pois define detalhes fundamentais que ajudam a direcionar o planejamento e desenvolver ações mais assertivas.
  • Estabeleça quais serão os meios de divulgação de seu negócio, isso se chama criar um plano de marketing (canais a serem utilizados, formas, etc.). Tudo isso para estar mais próximo de seu consumidor e promover melhor atendimento a ele.
  • Trace o plano operacional como, que atividades serão desenvolvidas, quantos colaboradores serão necessários, que equipamento e máquinas devem ser adquiridos, etc.
  • Defina o plano financeiro. Esta etapa está relacionada ao dinheiro envolvido no negócio (capital de giro, investimentos, lucro esperado, etc.)
  • Mapeie seus concorrentes e mostre claramente qual é o seu diferencial competitivo.
  • Crie diversos cenários para suas projeções.
  • Determine o prazo de todas as etapas e quem irá executá-las.
  • Elabore um plano de negócios executável.

Plano de negócios – atualizar sempre!

É muito comum que empreendedores montem seus planos de negócio e deixe esse importante documento de lado. Contudo, ele funciona como um guia para você tomar suas decisões e desenvolver planejamentos. Portanto, você deve atualizá-lo de tempos em tempos.

Esta atualização do plano de negócios pode ser feita quando, por exemplo:

  • A cada seis meses, com revisões pontuais.
  • Houver necessidade de entrada de novos sócios.
  • Houver alterações nas premissas que foram pré-estabelecidas inicialmente.
  • Houver necessidade de captação de investimentos externos.

Não atualizar o plano de negócios é uma forma de deixá-lo obsoleto e sem utilidade alguma.

Logo, agora que você sabe como criar um plano de negócios em 2017 não o subestime e faça-o. Você irá descobrir na prática como ele lhe permite compreender a viabilidade de seu negócio além de nortear a respeito das estratégias e objetivos definidos para alcançá-los.

Mais alguma dúvida?

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *