Controle Financeiro Para Restaurantes

Controle Financeiro para Restaurantes – evite falhas hoje mesmo!

O controle financeiro para restaurantes não é feito apenas com a entrada de dinheiro e com a movimentação do caixa. O administrador deve dar atenção a diversos outros pontos, como a cozinha e sua equipe de pessoal, já que se trata de um local que trabalha diretamente com o público e, por isso, muitas falhas podem acontecer.

É claro que o administrador deve cuidar muito bem do fluxo de caixa, gerenciando suas finanças da melhor maneira possível, já que somente com os lucros obtidos é que haverá condições de investir em melhorias, aperfeiçoar a estrutura do estabelecimento e inovar no cardápio oferecido aos clientes.

O fluxo de caixa é um dos pontos mais importantes para manter o controle financeiro para restaurantes, servindo para controlar todas as entradas e saídas de dinheiro e, assim, precisa conter todos os valores movimentados diariamente.

A melhor alternativa é manter um controle diário do caixa, fazendo sua revisão periodicamente, ou seja, toda semana. Para ajudar nesse processo, o restaurante deve ter um sistema informatizado, onde poderão ser lançados os produtos em estoque, as entradas e saídas, mantendo, ao mesmo tempo o controle sobre as mercadorias utilizadas.

No fluxo de caixa é importante anotar o saldo inicial e todas as entradas e saídas, sabendo, automaticamente, no final de cada dia, o valor disponível e o que será creditado em conta pelas vendas em cartões.

1.   Reduzir o desperdício também é controle financeiro

Devemos atentar para o fato que a redução de desperdício é um fator que cria impacto direto no controle financeiro para restaurantes e faz uma grande diferença no lucro no final do mês.

Essa é uma tarefa que deve ser conduzida diariamente, podendo ser aplicada através de algumas ações bastante simples:

  • Analisar diariamente o que foi descartado durante a preparação das receitas;
  • Verificar as compras de mercadorias e seu prazo de validade;
  • Gerenciar o estoque pelo menos uma vez por semana para ter maior controle sobre as compras;
  • Reciclar o que puder ser reciclado.

Com esse controle, a empresa conseguirá bons resultados no final do mês, reduzindo custos e aumentando sua lucratividade. Além disso, a equipe de colaboradores também será conduzida à redução de desperdício, gerando uma imagem positiva da empresa frente aos empregados e clientes.

2.   Manter o controle diário do caixa

Já nos referimos anteriormente ao fluxo de caixa, e insistimos nesse controle diário da movimentação de entradas e saídas e no correto fechamento do caixa todos os dias. Através desse controle, o administrador terá condições de analisar a ocorrência de possíveis erros ou de desvios de dinheiro.

No caso de haver erros de registro, é fácil consertar no mesmo dia, já que tudo está mais fresco na memória, mas se houver qualquer ação fraudulenta de garçons, devem ser tomadas medidas mais drásticas.

3.   Fazer o acompanhamento financeiro

Através do controle diário do caixa, o controle financeiro para restaurantes se torna mais simples no final de cada mês. O administrador poderá acompanhar os valores depositados em banco pelos cartões de crédito ou débito e todas as despesas feitas durante o mês, além da compra de matéria prima para o cardápio.

O controle financeiro é a melhor forma de saber se o restaurante está tendo a lucratividade necessária para manter sua sustentabilidade e, por isso, é importante não misturar contas. Se o empresário é o único responsável pelo estabelecimento e não tem sócios, deve separar suas contas pessoais das contas da empresa.

4.   Controle financeiro mensal

Com esse controle diário e acompanhamento criterioso da movimentação financeira, no final de cada mês é possível fazer a apuração do lucro do restaurante além do planejamento das contas a pagar, evitando a necessidade de injetar dinheiro externo.

Ao mesmo tempo, no final de cada mês é necessário fazer também o controle do estoque, tendo, assim, melhores condições de administrar as compras através da análise dos produtos e de sua utilização.

Para quem tem dificuldade em fazer o controle financeiro para restaurantes, é bom manter um contador para o trabalho ou um assistente financeiro para fazer todas as tarefas necessárias. Assim, o empresário poderá se dedicar melhor à sua principal atividade, que é fornecer bom atendimento e alimentação de qualidade aos seus clientes.

A fim de facilitar essa atividade, é interessante contar com um sistema informatizado, que ofereça funcionalidades exigidas para o controle financeiro para restaurantes. Dessa maneira, tudo ficará registrado e o administrador poderá contar com números mais confiáveis quanto precisar fazer o levantamento do estoque e a apuração do lucro mensal.

5.   Controle do estoque

O inventário do estoque do restaurante deve ser feito com regularidade. Com um sistema informatizado, essa tarefa se torna bem mais simples, podendo manter total controle sobre as compras e sobre os produtos armazenados.

Assim, o administrador terá uma visão global de tudo o que é consumido diariamente, podendo identificar com maior rapidez a necessidade de novas compras, mantendo os produtos dentro do prazo de validade, sem oferecer qualquer risco à saúde dos clientes.

Um programa específico para restaurantes oferece também a possibilidade de corrigir o estoque e registrar perdas, que podem acontecer por falta de armazenagem apropriada, por prazo de validade vencido ou outras causas. Com esse controle é possível evitar compras desnecessárias, ajudando a manter a sustentabilidade do estabelecimento.

O controle financeiro para restaurantes é a chave para o sucesso

Além de conseguir maior lucratividade e garantir produtos de qualidade para os clientes, o controle financeiro para restaurantes permite uma completa administração, evitando prejuízos e perdas, tão comuns nesse ramo de atividade.

Para manter total controle sobre as finanças, contudo, é preciso persistência e dedicação. Afinal de contas, se o empresário montou um restaurante, esse será o seu trabalho e o seu ganha-pão e merece toda a sua atenção. Mantendo o controle financeiro em dia, evitando desperdícios e analisando a movimentação com frequência, a receita do sucesso está totalmente pronta. Basta, a seguir, dar continuidade aos processos implantados e procurar melhorá-los constantemente.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Venegas. Nós podemos te ajudar a transformar seu restaurante em um verdadeiro sucesso.

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *