Governança Corporativa Essenciais às Empresas

Conheça práticas de governança corporativa essenciais às empresas

Nos últimos anos vem se falando muito em governança corporativa. O Brasil vem utilizando muito essa prática, tentando melhorar os investimentos nacionais e internacionais, e o que isso significa?

Trata-se de um conjunto de normas, que tem como objetivo favorecer as tomadas de decisões dentro de uma instituição.

Ela propõe proteger todas as partes que participam dos processos usuais da empresa, trazendo transparência perante o mercado e conquistando a confiança dos investidores.

Em outras palavras, pode-se dizer que governança corporativa é a responsável por manter tudo nos eixos dentro da empresa de maneira uniforme e organizada.

Alguns procedimentos que irão ajudar a começar essa organização vêm com a instalação de conselhos administrativos ou consultivos, com a divisão de diretoria por tópicos (comercial, fiscal, etc.), entrega regulares de relatórios e recursos de gestão, entre outros.

Após adotar essas medidas é necessário implementar algumas regras que irão reger a governança na sua empresa.

E quais são as práticas de governança corporativa, essenciais?

A cultura corporativa promove alguns valores que são fundamentados e que se associa a reponsabilidade, eficiência e transparência, sendo assim, é necessário determinar estruturas específicas com a prática de conjuntos e princípios. Veja exemplos.

  • Constitua uma hierarquia bem definida

Todo o corpo colaborativo precisa saber a quem responder, um funcionário que não sabe exatamente a quem pedir ajuda ou a quem se reportar, por não ter uma visão clara do seu líder direto, tende a ficar menos produtivo.

O medo de interação com os líderes, também não ajuda. Portanto, a comunicação efetiva e positiva, mesmo diante das cobranças, são necessárias para as boas práticas de governança.

  • Promoção de reuniões e acompanhamento de projetos

Uma prática de governança corporativa indispensável em sua empresa tem associação com a realização de reuniões regulares entre as equipes, os sócios e entre os conselhos.

Esses encontros servem para acompanhar projetos, transmitir novas orientações referentes à empresa e traçar planos de ação relacionados a metas e indicadores, assim o controle administrativo será mais eficaz e o progresso do empreendimento mais fácil de ser observado.

É importante lembrar que todas as reuniões devem ser devidamente registradas e documentadas, tudo isso agrupado com balanços financeiros, projeções e demais títulos, servindo para prestação de contas, além de fundamentar decisões do conselho.

  • Instituição de um conselho consultivo

A reunião de profissionais de diferentes perfis e vasta experiência é outra prática de governança corporativa, visando o compartilhamento de experiências e sugestões para agregar valor à gestão empresarial.

Encontros constantes com a direção da empresa devem ser realizados dessa forma, o conselho consultivo poderá nortear as tomadas de decisão.

Geralmente são formados por 3 a 5 pessoas de confiança indiscutível, extremamente capazes, e muito logradas em ajudar a gestão, nos temas mais diversos, sempre com foco em inovar, aumentar a eficiência e a relevância do empreendimento perante o mercado.

Todas essas práticas trarão a você mais transparência e facilidade em transações administrativas, isso fará com que seu negócio seja bem visto no mundo corporativo.

Muitas empresas já perceberam que de nada adianta estarem resistentes a essas práticas, pois dessa forma, deixam de crescer e se desenvolver, acompanhar as tendências de mercado e manter um bom controle administrativo é necessário para sobrevivência da empresa.

Por isso, utilizar as práticas de governança corporativa irá organizar sua empresa, motivar sua equipe de colaboradores, aumentar a produtividade, e isso atrairá novos parceiros e investidores, que estarão interessados em grandes negócios.

Este conceito já vem sendo aplicado em empresas estruturadas e consolidadas no mercado, onde essas práticas representam grande vantagem competitiva.

Portanto, se ainda não pratica a governança corporativa essa é o melhor momento para começar e assim alavancar sua empresa!

Precisa de ajuda? Entre em contato com a Venegas!

Aproveite e descubra as diferenças entre o marketing bom e o ruim!

Sucesso e até breve.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *