Gestão De Escritórios De Advocacia

Conheça os melhores modelos de gestão de escritórios de advocacia

Nos dias atuais  o mercado está cada vez mais competitivo, e no setor jurídico não é diferente. A modernização do segmento forense mostra a inevitabilidade da melhoria na gestão de escritórios de advocacia.

A implantação de sistemas digitais tem feito com que os empresários percebam a importância de adaptar a infraestrutura institucional e administrativa de seu escritório de uma maneira semelhante a de uma organização empresarial.

Através do emprego da tecnologia, o gerenciamento dos escritórios de advocacia está se modernizando e melhorando realizações de atividades habituais. Dessa forma o advogado empreendedor pode empregar todo o seu esforço e estratégia, para garantir renovação permanente no modelo de gestão.

Por consequência o desafio dos profissionais de direito quanto a gerir seus escritórios, vão além do desempenho técnico para garantir a excelência nos serviços prestados. Os profissionais do ramo precisam se dedicar completamente a estruturar o modelo de gestão mais adequado ao seu escritório.

Alguns pontos devem ser observados na escolha do modelo de gestão ideal.

Conheça os melhores modelos de gestão para escritório de advocacia:

  • Gestão vertical.

Esse modelo de gestão é bem tradicional, e contempla a centralização do comando e o domínio das atividade, onde a estrutura hierárquica é bem delineada e as atividades são solicitadas em uma aproximação de cima para baixo ( top-down), ou seja todas as resoluções, são feitas de maneira unilateral.

Em comparação com o sistema de gestão horizontal , o modelo vertical é considerado antiquado,  podendo tornar o processo de tomada de decisões lento e haver falhas na comunicação da equipe.

Para implementá-lo em seu escritório de advocacia, é necessário uma avaliação sobre os prós e contras do modelo, observando se há perdas em termos de dinheiro, energia e tempo, buscando assim uma solução e a implantação de um sistema de gestão adequado.

  • Gestão Horizontal

Esse modelo de gestão é muito aplicado em empresas de tecnologia, possibilita e valoriza o trabalho cooperativo e a multidisciplinaridade dos profissionais encarregados de um projeto ou setor específico.

Ele permite aos colaboradores maior poder de decisão, sem a necessidade de uma ordem superior para que executem o trabalho de uma forma mais eficiente. Isso cria agilidade nos processos, tornado a organização mais eficiente em seus procedimentos.

Contudo a adesão do modelo de gestão horizontal requer mais responsabilidade e comprometimento por parte da equipe, que participam desde o planejamento, passando pela execução e chegando aos resultados finais, tomando todas as decisões de forma colaborativa.

É importante lembrar que a implantação do modelo requer capacitação dos funcionários para que eles possam assumir todas as responsabilidades pelas suas decisões.

Cabendo ao líder da empresa a função de treinar e preparar a equipe para a implementação do novo modelo de gestão. Esse processo começa com a discussão das decisões com os profissionais, ou seja, distribuir e acompanhar as tarefas.

Outro ponto importante é que algumas vezes o gestor perde poder nesse modelo de gestão.

Por isso é vital para a saúde do seu escritório de advocacia a análise de prioridades, e a rentabilidade quanto à adoção do modelo horizontal de gestão em seu empreendimento.

E se esse for o modelo escolhido, é necessário um trabalho de reeducação de hábitos e mentalidade do empreendedor e seus associados, sempre reforçando quais serão os benefícios das mudanças, que visa à redução de distorção e de atrasos que podem acontecer quando a estrutura é baseada na hierarquia.

Então qual modelo seguir?

Os dois modelos de gestão para escritório de advocacia podem ser viáveis ao seu empreendimento, contudo, cabe ao empreendedor do direito analisar qual deles se adequa melhor a suas necessidades, e como eles podem acrescentar no desenvolvimento da empresa e da equipe, sempre atento a estrutura e a maturidade do negócio e de seus participantes.

E você, qual o modelo de gestão que você utiliza em seu escritório de advocacia? Compartilhe sua experiência conosco!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *