Montar Um Escritório De Advocacia

COMO MONTAR UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

Uma das maiores profissões, é também uma das mais requisitadas e procuradas por vestibulandos de universidades, justamente por lidar em contextos muito importantes. A profissão de Advogado é uma das mais importantes profissões do Brasil e do Mundo. Por isso, veja algumas questões que estão ligadas ao direito – principal instrumento de trabalho do advogado.

  • Direito Trabalhista;
  • Direito Fiscal;
  • Direito Criminal;
  • Direito Penal;
  • Direito Civil;
  • Entre outros.

Como a profissão está em alta, seu mercado de atuação é bem concorrido e para ser bem-sucedido nesta área, é preciso arrumar maneiras para se destacar e, claro, saber como montar um escritório de advocacia se torna essencial.

As qualidades que as pessoas mais procuram em um advogado, são: boa conduta e ética. Essas são características necessárias para que eles possam lidar com causas delicadas.

Por isso, é essencial que o advogado desenvolva serviços de qualidade e ainda possuía condições ideais para que consiga fechar mais negócios e conquistar mais os clientes que vão até o seu escritório de advocacia.

Mas, muitas vezes, não importa com quantas notas altas você tenha sido aprovado em Direito, montar um escritório de advocacia pode ser um enorme desafio.

Só que mesmo que você não entenda dos elementos básicos de administração, não precisa ficar preocupado, porque nós vamos te falar o passo a passo de como montar um escritório de advocacia!

            1-Plano de negócio

O plano de negócio é essencial, em qualquer negócio. Ele é a ferramenta que auxilia de forma muito eficiente, quando é bem feito, ao desenvolvimento saudável da sua empresa.

O plano de negócio é onde você coloca em um papel todas as peculiaridades do ramo. Por isso, é muito importante que antes de qualquer coisa, você elabore uma pesquisa, para entender por completo as vantagens e desvantagens que você terá ao montar o seu escritório de advocacia.

Alguns fatores que devem ser levados em conta na hora da elaboração do seu plano de negócio são:

  • A maneira como os serviços vão ser prestados;
  • Quantos profissionais vão atuar no negócio;
  • Quais são os tipos de clientes que você vai atender;
  • Quais especialidades que vão estar disponíveis em seu escritório;
  • O estudo do mercado e desenvolvimento de estratégias de divulgação;
  • Estabelecer estratégias que definam as formas de lidar com concorrência.

Leia também: QUATRO ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

           2-Planejamento financeiro

Nada mais útil na hora de montar seu escritório de advocacia, do que um bom planejamento financeiro, que seja capaz de te guiar de maneira clara frente ao seu orçamento, gastos e investimentos.

Nessa etapa, você precisará de bastante tempo e também terá que realizar cálculos bem precisos, que sejam baseados na realidade. Comece calculando qual será o seu investimento inicial no negócio, assim você evita a possibilidade de descobrir, depois, que seu orçamento não dará para montar um escritório de advocacia com as devidas estruturas.

Para que esse processo seja mais fácil, faça uma separação das despesas geradas para montar o escritório e depois, coloque na ponta do lápis os custos necessários para a manutenção do negócio.

           3-Pense no marketing

Esse é mais um investimento que precisa ser bem pensado, principalmente porque existem as regras de sobriedade no código de ética do advogado.

Ainda assim, nada disso te impede de criar uma boa comunicação visual com seus clientes. Atualmente, investir em marketing de relacionamento e um bom site fazem toda a diferença para o sucesso do seu escritório de advocacia.

Você vai gostar de ler: Cinco dicas de Marketing para Advogados

          4-Fluxo de caixa e avaliação dos resultados

Para que a saúde de seu escritório fique sempre bem, é essencial que você elabore um fluxo de caixa. Para que você consiga manter sempre seu capital de giro, é fundamental ter o controle de tudo que entra e do que sai da empresa, sem contar que serve como ótimo suporte para o segundo passo desse artigo, que é o seu planejamento financeiro.

O fluxo de caixa te ajuda não só a ter um bom planejamento e uma boa manutenção de seu dinheiro, mas também, a manter os serviços de seu escritório sempre na ativa.

Além disso existem outros pontos como:

Agora você está pronto para montar seu próprio escritório de advocacia! Por isso, contar com o apoio de uma assessoria contábil, especializada em contabilidade para advogados, é essencial para que o seu escritório de advocacia seja um verdadeiro sucesso.

Precisando de ajuda para ter um excelente desempenho negocial no mercado de direito? Entre em contato!

Sucesso!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *