Gestão Por Competência

Como implantar o modelo de Gestão por competência em sua empresa?

Uma empresa que busca crescimento deve se manter atenta ao seu ambiente organizacional e aos seus funcionários, que como o mundo e o mercado, muda o tempo todo.

Você está atento às competências que a sua empresa precisa? Sabe se os profissionais escolhidos atendem exatamente ao perfil do cargo que exercem? Conhece métodos para desenvolver seus funcionários?

Você pode ter todas essas respostas apenas com um modelo de gestão por competências!

Como surgiu o modelo de gestão por competências?

E de repente, aquela banda que fazia sucesso não toca mais na rádio, as roupas da moda ficam ultrapassadas, aquele estilo musical que todos gostavam, já não é o preferido e o modelo mais comprado de celular, já não é mais o mesmo. Não tem como não perceber as mudanças que ocorrem a todo o tempo no mundo e, às vezes, é tão rápido que nem nos damos conta.

Isso não acontece só com a música, a tecnologia e as roupas. As pessoas também se comportam de forma diferente com o passar dos anos. É o que classificamos como as gerações alfabetos, as conhecidas como geração X,Y,Z, etc. Eles têm certos padrões de comportamento, atitudes e aspirações, baseadas no estímulos que recebem diariamente, tornando seus desejos e pensamentos diferentes.

Seguindo esse contexto, as empresas estão na luta para se adaptar a estes novos e diferentes tipos de pessoas, na difícil missão de conciliar os resultados e a necessidade de atingir metas, com as ambições e anseios destas gerações.

Assim, o foco da gestão de pessoas se tornou o desenvolvimento de métodos que possam potencializar a capacidade das pessoas e extrair o melhor delas, preocupando-se, ao mesmo tempo, com seu futuro e sua evolução. Foi assim que surgiu o modelo de gestão por competências.

Este modelo se interliga com várias áreas de gestão de uma empresa, sendo um verdadeiro pilar na administração do negócio. É possível fazer alterações na remuneração e na promoção de cargos com base nas competências de um colaborador.

O que são competências?

Competência é a junção das habilidades e dos conhecimentos de uma pessoa e como ela os usa nas situações profissionais e pessoais.

Como implantar o modelo de gestão por competências?

Esta é uma questão que pode ser personalizada, pois o método depende muito da cultura organizacional e do perfil do gestor.

Mas, existem alguns passos que já foram testados e aprovados:

  • Realize reuniões e brainstorms (uma tempestade de ideias), seguindo uma metodologia estruturada. Debata com seus valores e procure elaborar uma matriz SWOT;
  • Com as competências estabelecidas, identifique indicadores em que elas possam ser subdivididas;
  • Agora, separe os perfis-chave, conforme as competências exigidas pelos cargos.

Com esse processo pronto, quando você realizar o recrutamento e seleção, deve:

  • Usar os testes e as entrevistas na avaliação dos candidatos;
  • Relacionar as competências já existentes nos candidatos que são necessárias para a vaga;
  • Verificar e avaliar continuamente as competências dos colaboradores. Sempre há a possibilidade de inserir um funcionário em uma posição onde ele possa ser mais bem aproveitado pela empresa.

Muitos métodos foram criados por vários autores para realizar uma gestão por competências, mas não são todos que funcionam.

É importante você se manter atento às possíveis mudanças no posicionamento estratégico da empresa, caso as coisas mudem muito, reinicie este ciclo. Desse jeito, você conseguirá as competências necessárias para converter esta estratégia em bons resultados.

O modelo de gestão por competências até pode parecer um tanto complexo quando visto assim, mas acredite que os benefícios que ele pode trazer para sua organização são imensos!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *