Como Emitir Nota Fiscal Para MEI

Como emitir nota fiscal para MEI – saiba como fazer

Se você se tornou um microempreendedor recentemente, provavelmente ainda está confuso quanto a como emitir nota fiscal para MEI.

Seja em comércio, prestação de serviços ou vendas, a emissão de nota fiscal é o que legaliza o seu empreendimento e o prova como sério, atraindo mais clientes e permitindo que não apenas pessoas físicas consumam aquilo que você oferece.

Como emitir nota fiscal para MEI

Se você busca como emitir nota fiscal para MEI, primeiramente é importante que você tenha tudo regulamentado adequadamente.

Isso porque, para conseguir seu CNPJ e começar a atuar como MEI, o cadastro é simples, mas você precisa de um credenciamento na secretaria da fazenda, além de seus documentos de MEI.

O cadastramento varia dependendo de seu estado e município, mas, na maioria das vezes, precisa ser feito no órgão correspondente da prefeitura, muitas vezes em um portal voltado para empreendedores.

Além disso, é importante saber se seu estado/seu município oferecem um software de emissão da NF-e. Caso contrário, se optar por essa modalidade de nota fiscal, precisará encontrar um programa confiável que o realize.

Tipos de nota fiscal para MEI

A nota fiscal eletrônica não é a única que o MEI pode emitir. Uma vez que você possua os registros competentes, pode tirar três tipos diferentes de nota fiscal, e cada uma delas segue um procedimento diferente:

1. Nota fiscal eletrônica

Conforme mencionamos anteriormente, após possuir o cadastramento na secretaria da fazenda e apresentar a documentação requisitada por seu estado ou município, o colaborador precisará lidar com taxas correspondentes a sua prestação de serviços.

Para emiti-la, basta acessar o software disponibilizado pelo Estado, ou o software de sua preferência e preencher os campos requeridos. Quase imediatamente, a nota poderá ser baixada via arquivo .pdf e será encaminhada ao e-mail do cliente.

2. Nota fiscal avulsa

Modalidade mais simples de nota fiscal, nem todos os estados optam por emitir a Nota fiscal avulsa. No entanto, se o seu estado oferece esse serviço, basta solicitá-la para a secretaria da fazenda e ir buscá-la em um órgão competente.

3. Nota fiscal avulsa eletrônica

Assim como a nota fiscal avulsa, nem todos os estados optam por trabalhar com essa modalidade. No entanto, se esse é o caso da sua região, basta solicitar uma nota para a secretaria da fazenda, e o órgão irá emiti-la online.

O que mudou?

Se você procura saber como emitir nota fiscal para MEI é importante saber que, em alguns momentos, novas regras são acrescentadas. Em 2018, adentramos o ano com algumas alterações que afetam principalmente o setor de vendas.

Dentre elas, podemos citar:

  • Novos campos de preenchimento: EAN, EAN tributado;
  • Requerimento de informações sobre o GTIN (Global Trade Item Number), números que formam o código de barras do item;
  • Implementação do e-social;

Não preencher corretamente esses campos pode invalidar o valor da sua Nota Fiscal, portanto, contar com um bom setor de contabilidade é essencial quando falamos sobre como emitir nota fiscal para MEI.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Venegas.

Saiba a importância da gestão financeira para MEI!

Sucesso e até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *