Montei Um Ecommerce Preciso Mesmo De Um Cnpj Post - Venegas Contábil

Montei uma Loja Virtual. Preciso mesmo de um CNPJ para E-commerce?

Entenda a importância do CNPJ para E-commerce e esteja melhor preparado para faturar com as venda online!

É verdade que a cada dia que se passa, novos empreendimentos nascem e com uma tendência forte de crescimento no comércio do marketing digital, novas startups e e-commerce vêm surgindo para movimentar ainda mais um mercado já bastante potente no exterior e que tende a se expandir ainda mais por aqui…

Muitas empresas que antes possuíam apenas presença física, atualmente, observando essa migração de mercado, passaram a interagir como e-commerce, já que esse, sem dúvida, se trata de um nicho em especial que tem tido muitas vendas!

Segundo várias pesquisas, inclusive pelo E-bit, o comércio online vem faturando alto, e a tendência e as expectativas são que ao passar dos anos, isso aumente ainda mais, significando que os consumidores gostam e sentem prazer em fazer compras online!

A facilidade e comodidade, além da segurança, são pontos que contam muito ao favor das lojas virtuais!

Mas e quando o assunto é se precisa tirar CNPJ com e-commerce? O que dizer disso?

Ter ou não ter um CNPJ: eis a questão!

O CNPJ nada mais é do que um registro como pessoa jurídica. Ou seja, o indivíduo responde agora como empresa, não mais como Pessoa Física.

Atualmente, as empresas e serviços online, por si só já fazem exigências sobre o uso da plataforma conforme o CNPJ, indicando assim ser um parâmetro comum nessa rede de comércio.

Além disso, com um CNPJ, a empresa tem como comprar de fornecedores e até parcelar seus pagamentos, tendo meios para efetuar as compras de seu e-commerce.

Então, ter um CNPJ faz muito sentido, concorda?

Independentemente do seu faturamento, como uma empresa, mesmo a nível online, ou seja, atuando com um e-commerce, você precisa sim, ter um CNPJ.

A necessidade desse cadastro é por motivos simples, inclusive a título de funcionamento legal, porque mesmo que seja online, os rendimentos precisam ser tributados e declarados anualmente.

Mas é preciso destacar o seguinte: para que a empresa funcione de forma regular e seja reconhecida como um ambiente profissional, naturalmente será necessário o CNPJ, ainda que por Lei, até mesmo com o CPF, seja possível abrir um comércio eletrônico.

A recomendação do CNPJ é mesmo por questões de emissão de notas fiscais, de transmitir mais segurança aos clientes e interessados na marca, pelas vantagens ofertadas pelos próprios direitos que cabem as pessoas jurídicas, como direito previdenciários, seguros e proteções importantes – a depender de cada caso.

E quais são as vantagens de ter um CNPJ como e-commerce?

  • Transmissão de credibilidade aos clientes, ou seja, os clientes confiam mais ao verem que se trata de uma empresa com registros e documentações;
  • Pagamento de impostos, estando assim em dia com as Leis do País;
  • Facilidade em negociar com fornecedores;
  • Entre outros.

E como tirar um CNPJ para e-commerce?

Vamos as orientações:

  1. É preciso fazer uma solicitação para o registro em pedido à Receita Federal.
  2. Realização do cadastro, por meio do preenchimento de ficha cadastral da PJ, contendo informações adicionais, como: quadro de sócios, administradores etc.
  3. Um e-commerce também pode começar atuando como MEI, – Microempreendedor Individual, – o que facilitaria em muitos sentidos, embora o limite anual de faturamento não possa exceder os 81 mil.

Na verdade, há muitas diretrizes que norteiam o ramo do mercado eletrônico, lojas online ou e-commerce, como você prefira chamar, portanto, o melhor mesmo é ter um contador especializado no ramo para dar todo apoio necessário.

Entre em contato e seja amparado pelos melhores de nossa empresa!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *