Marketing Para Advogados

Cinco dicas de Marketing para Advogados

Aprenda como conquistar clientes para o seu escritório de advocacia

Algum dia você já parou para pensar sobre todos os investimentos que fez em sua formação como advogado, seja em recursos financeiros, tempo, esforço e dedicação? Impressionante né! Mas temos certeza que todo este esforço valeu muito a pena, não é mesmo?

Agora, temos outra pergunta a lhe fazer: Você já parou para pensar também, que apesar da ótima formação que você adquiriu na universidade, ninguém nunca lhe ensinou a conquistar novos clientes para o seu escritório de advocacia?  

Se a sua resposta para nossa segunda pergunta foi positiva, então este pode ser o artigo mais importante que você já leu em toda sua carreira como advogado.

Nos próximos parágrafos queremos compartilhar com você alguns segredos sobre como você pode conquistar mais clientes para o seu escritório de advocacia, talvez um número maior do que você possa atender.

Portanto, sente-se em sua cadeira confortavelmente, fixe os seus pés no chão, relaxe e aprenda alguns segredos infalíveis de marketing para advogados em poucos minutos.

Cinco dicas de Marketing para Advogados conquistarem novos clientes

         1-Não pense em Marketing para Advogados, Pense em relacionamentos

Muitos empreendedores do direito querem aprender dicas, truques, táticas ou técnicas de marketing para advogados, para assim conquistarem novos clientes para o seu escritório. Em última análise, o marketing para advogados não se trata da aprendizagem de algum tipo de técnica, como se fosse uma das diversas artes marciais. Trata-se da construção de relacionamentos entre pessoas. Todo mundo que você conhece tem o potencial de indicar um novo cliente  para você. Todas as pessoas que você costuma se encontrar podem gerar conexões com clientes muito bons, alguns até que poderiam mudar sua vida. As pessoas que mais acreditam em você, serão as que mais irão indicar alguém para você defender.

Então, comece a se esforçar, em primeiro lugar, para estabelecer relações amigáveis com as pessoas, independente de você ter um convívio frequente com elas ou não,  e com certeza novos negócios virão.

         2-Não se esqueça de ninguém, jamais! Trate a todos como iguais…

Um de nossos clientes, um advogado trabalhista e previdenciário em São Paulo, conseguiu um ótimo cliente através de um eletricista que trabalhou refazendo a fiação de sua casa. Como isso aconteceu? O eletricista estava trocando a fiação velha na casa deste advogado. Esta reforma levou alguns dias.

Quase todos os dias, enquanto durou a reforma, este advogado tomou café com o eletricista. Eles não falavam sobre reparos elétricos e também não falavam sobre a lei. Eles  conversaram sobre coisas do cotidiano, falaram sobre  seus filhos, esportes e da política no Brasil, dentre outros assuntos.

Quando o trabalho foi concluído, o advogado adicionou este eletricista à lista de e-mails de seu escritório e começou a enviar para ele semanalmente artigos sobre diversos assuntos interessantes. A cada semana, o eletricista lia os artigos e apreciava os conteúdos e as histórias pessoais que ali continha. Uma tarde, ao visitar uma loja de suprimentos elétricos, ele ouviu que um rapaz com quem ele trabalhou havia se machucado trabalhando em um canteiro de obras.

Por conhecer o rapaz, desde que ficou sabendo sobre o seu acidente, o eletricista passou a visitar o mesmo no hospital. Os ferimentos eram sérios e a construtora não ofereceu nenhum tipo de assistência ao acidentado, e além de tudo, modificou o canteiro de obras para que não fosse acusada de negligência em relação à segurança de seus operários. Então, o eletricista imediatamente indicou “seu amigo” ao advogado e fez uma breve introdução sobre o seu problema.

Conquistar clientes como advogado pode acontecer naturalmente. Não tem um script pronto. Seu próximo cliente pode vir através de qualquer pessoa, e de qualquer lugar.

         3-Se faça presente na vida das pessoas o mais rápido possível

A frequência da comunicação gera confiança. Se as pessoas veem você, ouvem você e leem seus artigos toda semana, com certeza elas passarão a confiar em você.

Conhecemos muitos advogados que acham que poderiam incomodar seus potenciais clientes postando um artigo por semana em seu blog e enviando por e-mail para seus clientes, ou gravando vídeos, produzindo outros tipos de materiais educativos e enviando ou atraindo clientes para o seu site. Afirmamos com toda certeza que os mesmos estão redondamente enganados!

Se você não se  comunicar com as pessoas com uma frequência regular e muito disciplinada, seus potenciais clientes serão hesitantes  em confiar em você. Quem não é visto não é lembrado. Como as pessoas poderão ter você como um especialista naquilo que elas precisam, se você não for presente de alguma forma em suas vidas?

         4-Foco no cliente

Ao produzir materiais para o seu blog ou site, jamais fale sobre si mesmo. Não escreva sobre si mesmo. Você só deve fornecer informações sobre o seu escritório de advocacia se as pessoas pedirem.

Dê às pessoas as informações de que elas precisam para resolverem os seus problemas. Ajude-os a curar suas dores. Demonstre sua  experiência e expertise na resolução dos mais variados tipos de assuntos, mas, jamais fale de você ou sobre seu escritório.

Torne-se uma autoridade para sua audiência compartilhando seus conhecimentos, pois com certeza, quando eles precisarem de um advogado, eles se lembrarão de você.

       5-Seja um conector de pessoas

Como advogado, se você quer manter relacionamentos produtivos com as pessoas, de modo que as mesmas o ajudem a conquistar novos clientes, então você precisa ser conhecido como alguém capaz de conectar as pessoas.  Um excelente networking é uma das melhores maneiras de demonstrar o comportamento que você quer dos outros.

Conectar seus amigos e conhecidos, seja na vida pessoal ou no ambiente de negócios, é uma maneira importante e valiosa para aprofundar seus relacionamentos. Lembre-se, relações profundas produzem referências.

Conclusão

Essas cinco dicas de marketing para advogados para que você conquiste novos clientes, podem até não ser exatamente o que você estava procurando. Talvez você tivesse pensado que ia ler sobre alguma estratégia nova de marketing digital ou alguma mídia social nova e excitante.

Temos vários clientes advogados, e também nos relacionamos com inúmeros profissionais de marketing que aplicam suas expertises para advogados. Por isso, podemos lhe afirmar com toda sinceridade, estas cinco dicas de marketing para advogados que compartilhamos com você neste artigo são atemporais e totalmente fundamentadas.

Portanto, nossa última dica é: Concentre-se primeiro nessas cinco dicas, e com o tempo vai adicionando novas táticas à sua estratégia, e assim, você terá muito sucesso – como profissional dedicado do direito – na conquista de novos clientes.

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Até breve!

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