Atualizado em Abril de 2023
Restituição do IR: tudo que você precisa saber
Saiba o que é a restituição do IR, quem tem direito e como conseguir restituir seu imposto em 2023.
Você sabia que é possível fazer a restituição do IR? Sim, há casos em que, após a entrega da declaração do Imposto de Renda, é constatado que o contribuinte tem dinheiro a receber do governo.
É importante observar que o prazo para apresentar sua declaração de Imposto de Renda de 2023 é entre 15 de março e 31 de maio. Para garantir a sua restituição, você não pode perder o prazo!
Confira nosso artigo para obter todas as informações necessárias para garantir que você receba sua restituição com precisão.
O que é a restituição do IR e quem tem direito?
A restituição do Imposto de Renda (IR) é o dinheiro que lhe é devolvido pela Receita Federal caso tenha pagado impostos a mais durante o ano.
O programa do IR calcula e verifica se você pagou o valor exato devido. Ou seja, após entregar a declaração, é calculado se o valor arrecadado durante o ano foi correto, sem saldo a pagar ou a receber.
No caso em que o contribuinte pagou mais do que era devido, é necessário que a Receita devolva parte do valor. O processo é feito por meio da restituição do Imposto de Renda.
Isso geralmente acontece quando você tem muitas despesas dedutíveis, como educação, saúde, previdência social e outras despesas.
Se você trabalha como CLT e teve seu Imposto de Renda retido na fonte, também pode se qualificar para receber a restituição.
Quem tem direito à restituição do IR 2023?
Se uma pessoa teve mais imposto retido na fonte do que realmente deve, e isso for comprovado após todos os ajustes na declaração do Imposto de Renda, ela tem direito a uma restituição de imposto.
A Receita compara automaticamente o valor do imposto retido pelas fontes pagadoras com as informações fornecidas na Declaração de Ajuste Anual para determinar se o contribuinte deve ou tem direito a uma restituição.
Confira o artigo abaixo e saiba mais sobre a declaração de Imposto de Renda:
Como conseguir a restituição do IR?
Para que o contribuinte possa ter acesso à sua restituição, é necessário fazer a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo e apresentar toda a documentação necessária para comprovar os valores a restituir.
Após isso, a Receita informa automaticamente o direito ou não à restituição.
Datas da restituição do IR 2023
A restituição do IR 2023 conta com 5 lotes e começa a ser paga no mês de maio. Veja o cronograma:
- 1º lote – 31/05/2023;
- 2º lote – 30/06/2023;
- 3º lote – 31/07/2023;
- 4º lote – 31/08/2023;
- 5º lote – 29/09/2023.
Faça a sua declaração e garanta a restituição do seu IR com a Venegas Contabilidade!
Para garantir a sua restituição, faça a declaração com uma contabilidade experiente!
Com a atuação de profissionais capacitados, é possível a realização de todos os procedimentos de forma correta e ágil para garantir o direito à restituição.
E lembre-se: o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 está acabando, por isso, procure logo o nosso apoio para não transformar o seu direito de restituição em prejuízos por atrasos.
Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!
PRESSIONE AQUI AGORA E CONTE COM UM ESPECIALISTA PARA GARANTIR SUA RESTITUIÇÃO DO IR!