Conheça como escolher o enquadramento tributário ideal para seu negócio
Escolha o melhor enquadramento tributário para sua empresa
Estar em dia junto aos seus impostos é algo muito importante, todavia, escolher o enquadramento tributário adequado nem sempre é uma tarefa fácil.
Nesse contexto, preparamos o presente artigo, o qual conta com informações muito importantes e que vão ajudar você a entender mais sobre o fascinante mundo dos impostos.
Em nosso material, a gente vai bater um papo e, juntos, entender o que é um enquadramento tributário, desafios para optar e estar em dia com ele e quais estratégias você precisa utilizar para fazer escolhas acertadas e alinhadas com as necessidades da sua empresa.
Sendo assim, fique com a gente até o final do nosso artigo e faça uma excelente leitura!
O que é um enquadramento tributário?
A gente pode entender como sendo o enquadramento tributário o conjunto de regras que vão orientar você como realizar o cálculo de tributos em sua empresa.
Em nosso país, os enquadramentos mais comuns são:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Cada um tem suas especificações quanto quem pode optar, quem está obrigado, quais obrigações devem ser cumpridas, além do pagamento de tributos, dentre outros.
- Renegociar dívidas: como fazer de pequenos valores com a receita?
- Conheça os benefícios do Pronampe para a sua empresa
- Planejamento tributário: aprenda a fazer com o caso do sonho de valsa
Por que muitos empresários têm dificuldade com esse assunto?
Lidar com esse tema da forma correta nem sempre é uma tarefa fácil, perceba que a nossa legislação que trata sobre tributos muda bastante e tem muitos detalhes, os quais precisam ser seguidos de forma completa.
Em tal cenário, fica difícil saber quais são os aspectos que sua empresa precisa cumprir.
Aqui aproveitamos para trazer que nem sempre o Simples Nacional será aquele que apresenta menor carga tributária para a empresa e o Lucro Real a maior.
Nesse viés, outro grande problema que empresários costumam ter é justamente entender essa questão.
O que fazer para escolher o enquadramento tributário ideal para sua empresa?
Então, o caminho mais adequado para que você entenda qual a melhor opção para sua empresa é realizar o planejamento tributário.
Trata-se de um estudo realizado tendo como base uma projeção dos resultados do seu estabelecimento, considerando os números passados.
Feito isso, os tributos do seu negócio são calculados nos diferentes regimes possíveis, para saber qual o enquadramento mais adequado.
Com a ajuda dele, você consegue não apenas conhecer o mais econômico, mas também entender quais as leis que devem ser cumpridas ao operar o seu negócio.
Quando feito de maneira completa, ele ainda identifica outras estratégias, dentro das leis, que podem ser usadas para você pagar menos tributos, como a participação em programas de incentivos fiscais.
No link abaixo, você saberá quem pode ajudar nessa tarefa:
Venegas: temos o apoio de que sua empresa precisa para progredir
Como a gente percebeu, escolher o enquadramento ideal para um estabelecimento pode ser algo bastante complicado, mas importante para a empresa enxugar seus gastos com impostos; e o planejamento tributário pode ajudar nessa tarefa.
Dito isso, cabe lembrar que nós, da Venegas, entendemos e trabalhamos com esse assunto e vamos auxiliar a lidar com ele da maneira apropriada.
Clique no botão abaixo e converse com a gente!
Preciso de ajuda para enxugar meus gastos com impostos!