Quer acabar com a taxa de abandono do seu carrinho de compras e vender muito mais? Então comece a entregar o UX para e-commerce que os seus usuários tanto desejam!
O UX para e-commerce, ou então User Experience para e-commerce, como o nome já sugere, – Experiência do Usuário, traduzido do inglês, – se trata do sentimento que é gerado aos visitantes da sua loja virtual pela navegação em seu site e a maneira como eles interagem em sua jornada de compra.
Um site que possua uma excelente estratégia de UX garante um maior tempo médio de navegação em suas páginas, usuários mais fiéis e satisfeitos, que clicam bastante e, o mais importante, um número de vendas superior às demais lojas virtuais que se preocupam com diversos outros fatores, que também são importantes para o andamento do negócio, mas que infelizmente – ou felizmente para você – acabam por esquecer de se atentar a maneira como os seus clientes se conectam com o seu e-commerce e o caminho que percorrem até finalizar uma compra efetiva.
Mas, não se preocupe, na postagem de hoje vamos dar algumas dicas poderosas para tornar um seu negócio virtual muito mais lucrativo com o UX para e-commerce. Confira!
First Scroll – O cartão de boas-vindas de uma loja receptiva (e que vende bem)!
Muita informação, logo de cara, costuma confundir os consumidores, e isso não é só na internet. Vejamos um exemplo:
Imagine que você esteja em busca de um chinelo para usar na praia, muitas lojas próximas ao mar oferecem diversas opções de produtos, e provavelmente tenham o seu tão desejado chinelo, contudo, como você não está nem um pouco afim de sair de loja em loja procurando pelo produto, você analisa a fachada das suas opções e, de maneira quase que instintiva, visualiza uma loja bem organizada com uma placa indicando que possuem calçados próprios para o clima e local em que você se encontra – no caso, a praia.
Isso pode acontecer com a sua home page, e é aí que entra o conceito First Scroll! Ao entrar em um e-commerce que demora para carregar e ainda cai direto em um catálogo de diversos produtos, essas opções podem até ser o que você esteja buscando, mas, pela falta de uma melhor segmentação, com algumas passadas de páginas, você já perdeu todo o interesse no site. É o famosos efeito “Netflix”, horas escolhendo um filme para no final dormir sem assistir nada.
Mas vamos ao First Scroll para estratégia de UX para e-commerce! O segredo está em definir uma primeira página que seja receptiva, com um banner que ocupe toda a tela do visitante e o direcione para os produtos que realmente sejam do seu interesse.
Uma chamada para promoções sempre é uma boa estratégia para o seu First Scroll, porque você já oferece valor desde a primeira impressão e garante visitantes que navegem pelo seu site.
Conduza seus clientes por uma jornada fluida e intuitiva
A partir do momento que que você segmenta a jornada do seus clientes pelo seu e-commerce se torna muito mais assertivo oferecer estímulos que o farão comprar os seus produtos, ou então que os farão oferecer informações para que se tornem leads, que podem ser nutridos e realizar comprar posteriormente.
Contudo para estruturar um excelente estratégia de UX para e-commerce é preciso contar com designers capacitados e uma boa equipe de desenvolvimento, além de um dos recursos mais importantes para o seu sucesso: tempo! E para isso você pode contar com a gestão da Venegas Contábil, proporcionando maior tranquilidade para a sua gestão, e garantindo o tempo que você precisa para evoluir a sua loja virtual!