Saber como administrar uma loja virtual no Instagram pode trazer muito sucesso ao seu e-commerce!
Gerar buzz na Internet é fundamental para você, que possui um e-commerce ou que deseja começar um. Hoje te ensinaremos sobre como administrar uma loja virtual no Instagram.
Está pronto? Vamos lá!
Por que o Instagram?
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do planeta. Parte disso acontece porque a plataforma pertence ao grupo Facebook, e possui total integração com a rede social de Mark Zuckerberg.
O Brasil é a segunda maior base de usuários do Instagram, contando com 50 milhões de usuários até o ano de 2017. Se isso já não é um motivo muito grande para investir no Instagram como uma ferramenta para a sua loja virtual, eu realmente não sei o que irá te motivar!
Recursos como o Facebook ADs, que é integrado aos anúncios do Instagram, o Stories, que também é integrado com o Stories do Facebook e até mesmo o IGTV, plataforma de vídeos similar ao YouTube, são excelentes formas de promover os seus produtos. O Instagram ainda conta com um recurso de chat chamado Direct, onde usuários e páginas podem enviar mensagens a você.
Atualmente, é possível reagir com alguns emoji nos Stories dos amigos e de lojas, sendo que o usuário que publicou o Story recebe uma mensagem no seu Direct, com a reação.
“Usuário X reagiu ao seu story”.
É bem interessante e permite que você interaja ainda mais com o público, principalmente se utilizar enquetes e outras ferramentas que estão disponíveis nos stories. E o melhor: quanto mais seguidores, mais fácil fica redirecionar as pessoas para o seu negócio.
Quando o seu perfil no Instagram atinge a marca de 10 mil seguidores, você ganha acesso ao recurso de adicionar links nos seus Stories. Bom, não é?
Como administrar uma loja virtual no Instagram
Primeiro, você precisa ter uma loja virtual. O seu e-commerce deve estar bem otimizado e com um controle de estoque preciso, como você já deve imaginar.
Encare o Instagram como uma vitrine, onde você colocará os seus produtos para exposição. A diferença entre o Instagram e a sua loja é que é possível interagir com o seu público de forma muito mais imersiva na rede social. Vale lembrar que o Instagram (ainda) não funciona como um gerenciador de pagamentos, logo, não será como algo paralelo à sua loja virtual, mas sim como uma forma de redirecionar o público para lá e aumentar o seu alcance.
Você pode ter ferramentas de gestão de redes sociais trabalhando para você, e existem várias por aí. Uma das mais famosas é o Gerenciagram, que permite o agendamento de postagens, medir resultados, integrar com outras plataformas e muito mais. Vale a pena pesquisar e encontrar a que mais se adequa ao seu e-commerce e seu perfil no Instagram.
Gerando Buzz
Não basta simplesmente saber como administrar uma loja virtual sem entender o que gera buzz para o seu público-alvo.
Para isso, você precisará conduzir pesquisas sobre os interesses do seu público-alvo e compreender o que eles curtem, o que compartilham, quando fazem isso e como o fazem. Dessa forma, fica muito mais fácil produzir conteúdo voltado para essas pessoas.
Criar sorteios, promoções, oferecer descontos e sugerir que os usuários marquem os amigos nas fotos dos produtos para concorrerem a brindes e até mesmo aos próprios produtos são estratégias bastante efetivas, além de Stories e transmissões ao vivo anunciando novidades.
O uso de hashtags é imprescindível. Ver o que está bombando na Internet é necessário para garantir que os itens da sua loja virtual estejam com os marcadores que atrairão as pessoas certas.
E não esqueça: você precisa ter uma frequência de postagens. Todo dia faça um post e pelo menos um story. Com o tempo, você sentirá se deve aumentar a frequência de postagens e como fará isso.
Essas foram as dicas que temos para você sobre como administrar uma loja virtual no Instagram e gerar buzz com ela.