Contabilidade para restaurantes é mesmo? Muita gente acha que a contabilidade se restringe a empresas de pequenos portes e de todos os ramos, menos o de alimentos. Isso não é verdade. Todo negócio lida com funcionários e, principalmente, com dinheiro, além de precisar de documentação em dia para poder funcionar corretamente.
Hoje nós mostraremos a você, gestor de restaurante, como ter a contabilidade do seu estabelecimento em dia pode te ajudar a levá-lo a um desempenho mais significativo. Venha conferir!
Contabilidade para restaurantes
A contabilidade, quando aplicada a qualquer tipo de negócio, em qualquer segmento, serve para que o gestor possa analisar os lucros obtidos, e em cima disso, saber quais decisões tomar. Por isso, a contabilidade para restaurantes não seria menos importante, e ela é necessária sim.
Desempenho dos funcionários
A partir da contabilidade é possível avaliar o desempenho de seus funcionários, sabia? Sim, porque é possível notar o quanto cada um produziu e trouxe de lucro para o restaurante.
Além disso, o resultado final te dá uma ideia do resultado do trabalho da equipe de uma forma geral, e assim, você percebe se tem um bom time com você, ou se precisa fazer algumas alterações nele.
Efeito cascata
Muita gente diz que a contabilidade é o coração de todo e qualquer empreendimento, e que não tê-la em dia gera um efeito cascata negativo. Isso quer dizer que se o financeiro do seu restaurante vai mal, então todo o resto também apresentará falhas.
Contas em dia
Quando o gestor do restaurante sabe, a partir da contabilidade, que o financeiro do seu estabelecimento está de acordo com o esperado, então ele poderá se tranquilizar quanto ao pagamento de contas que envolve o salário dos funcionários, contas do restaurante, pagamento de seus fornecedores, de impostos e tudo mais.
Melhor maneira para economizar
Sem dúvidas, a contabilidade para restaurantes é a melhor maneira de poupar dinheiro. Isso porque a partir dos resultados do lucro no fim do mês, você pode saber exatamente o quanto de dinheiro te sobra para que você coloque na poupança.
A mesma coisa serve para quem quer investir. A partir da análise de lucros, o gestor fica por dentro de quanto dinheiro tem disponível para investir naquilo que deseja.
Foco no melhor desempenho
Se a contabilidade está em dia não há preocupação com as contas, tampouco com as dívidas. Por isso, você e seus funcionários podem ficar livres para pensar em estratégias para tornar a experiência de seus clientes ainda melhor dentro do restaurante.
Poderão pensar em uma maneira de melhorar o atendimento, de atrair mais clientes como o oferecimento de pequenas cortesias, por exemplo. Já pensou em uma vez por semana oferecer sobremesa grátis? Isso na verdade é só uma sugestão.
O que queremos dizer é que você pode focar em métodos para fazer o seu negócio crescer, enquanto seu financeiro está em dia.
Se você tinha dúvidas sobre a necessidade da contabilidade para restaurantes, esperamos que agora não tenha mais!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Venegas!