Empreender

5 DICAS VALIOSAS DE COMO ADMINISTRAR SEU RESTAURANTE

Existem muitas pessoas com sonho de empreender, entre os negócios mais desejados estão os de ter um restaurante de sucesso.

E para que isso aconteça, à missão do gestor é desafiadora, já que está entre um dos ramos mais disputados na atualidade, contudo, restaurantes podem ser extremamente rentáveis, para que isso aconteça é necessária uma boa administração.

Em um cenário cada vez mais competitivo; pesquisas apontam que sete em cada dez estabelecimentos abertos conseguem permanecer no mercado anualmente, e 27% chegam até os dois anos de funcionamento, segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae.

Sendo assim, o gestor que deseja administrar um restaurante de sucesso, financeiramente saudável e produtivo, precisa estar atento ao controle de seu estabelecimento.

Um plano de ação bem elaborado, a escolha criteriosa do local, do cardápio a ser seguido, e uma meticulosa escolha de equipe, farão toda a diferença. É de suma importância que seus colaboradores sejam capacitados e devidamente treinados para ajudá-lo a construir um bom nome no mercado.

Agora é chegada à hora de gerir seu restaurante, e com intuito de ajudá-lo a alcançar resultados positivos em sua jornada administrativa por esse universo gastronômico, seguem cinco dicas valiosas de como administrar seu restaurante.

      1-Harmonia:

Faça escolhas harmoniosas entre público e produto oferecido, quando algum desses elementos está em desacordo, os outros todos tendem a dar resultados negativos, por exemplo:

  • Os preços aplicados sobre os ítens oferecidos devem ser compatíveis com os clientes que você deseja atingir, assim a resposta será mais rápida e positiva com relação à expectativa do consumidor.

Atente-se a:

  • Qualidade da matéria prima,
  • Equilíbrio da equipe,
  • Fluidez das rotinas de atendimento,
  • Dedique-se a estética do ambiente,
  • Crie um ambiente acolhedor, assim você mantém o interesse do cliente em continuar no seu restaurante e isso fará com que ele consuma mais.

      2-Processos e procedimentos alinhados

Tenha sempre uma ampla visão e total conhecimento do empreendimento, começando pelos procedimentos de compra, passando pela administração da equipe, controle de limpeza e organização, estoque, até chegar ao fluxo de caixa, isso fará com que você consiga enxergar a dinâmica de seu estabelecimento, e a entender onde se pode enxugar custos ou fazer melhorias.

      3-Gestão financeira

Mantenha sempre a análise de custos em dia, isso evitará desperdício e compras desnecessárias. Horas extras também devem ser computadas diariamente para não haver surpresas no final do mês, ou com processos na Justiça do Trabalho, com controle diário você pode solucionar possíveis falhas mais rapidamente.

Cuide dos encargos e tributos, é recomendada a contratação de profissionais especializados para efetivar esse serviço.

Economize, controle seu estoque e evite o desperdício, essas medidas sempre trazem retorno financeiro positivo em um restaurante, além de ser sustentável e ecologicamente correto.

Controle de maneira rígida todos os aspectos financeiros, mantenha as contas em dia, negocie prazos e preços com fornecedores e adote parcerias que lhe proporcione redução de custos.

      4-Marketing e Tecnologia.

Atualize-se, inclua tecnologia no seu restaurante, comandas e cardápios digitais trazem autonomia e liberdade ao cliente, tornando o atendimento mais ágil, oferecer internet também é importante, já que todos estão conectados à rede em tempo quase integral.

Invista no marketing digital, uma boa promoção do seu empreendimento, e a divulgação em redes sociais e sites podem render muitos clientes, os meios digitais são mais atrativos em relação à custo benefício.

      5-Liderança

Você já ouviu a expressão: O olho do dono engorda o pasto, exatamente, esteja presente, lidere sua equipe, inspire seus funcionários, deixe que eles vejam que você se preocupa com a integridade do seu negócio, e que eles são parte indispensável desta estrutura.

Esteja a frente de situações que necessitam ser realizadas por você e delegue tarefas que possam ser executadas com sucesso pelos seus colaboradores.

Enfim, gerir um restaurante com sucesso e ter retorno é tarefa árdua e constante, que exige total entrega do empreendedor, no entanto, com um trabalho bem feito, você alcançará todos os louros da vitória!

Um brinde ao sucesso!!!!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *