Advogados Autônomos

5 desafios para advogados autônomos (e como resolvê-los)

Com o aumento da oferta de emprego, vem também o aumento das exigências da capacitação profissional. Deste modo cada vez mais pessoas buscam no mercado de trabalho, meios de gerir seu próprio negócio e proporcionar melhores condições.

Fazer aquilo que gosta e ser bem remunerado por isso, é a oportunidade que muitos procuram de exercerem seu dom empreendedor.

No ramo da advocacia não é diferente, e a quantidade de advogados autônomos tem aumentado exponencialmente. A liberdade de escolha e administração do tempo de acordo com as suas necessidades e delimitações, traz uma sensação de liberdade e independência à estes profissionais.

No entanto, na prática essa modalidade de trabalho traz alguns desafios e que nem sempre todos estão preparados a enfrentá-los do modo correto.

Abaixo segue 5 desafios enfrentados por advogados autônomos (e como resolvê-los) para que possa estar preparado para essa modalidade de exercer sua função no nicho do direito e assim conquistar a sua independência financeira.

Desafio 01: Planejamento do negócio

Para todo o tipo de negócio, independente de como será efetuado, é necessário um planejamento do mesmo.

Em caso de profissionais autônomos é muito importante oferecer um serviço que se tenha total controle situacional.

Exatamente por isso é importante estudar o público-alvo, fazer uma análise de mercado, alinhar a necessidade de investimento inicial, além de conhecer os custos de manutenção do serviço.

Tudo isso é importante e poucos profissionais o sabem fazer de modo a contribuir para o negócio. Para isso é imprescindível contar com ajuda de profissionais qualificados que possam te dar uma diretriz de como desempenhar o trabalho.

Pesquise, pergunte, busque o conhecimento e assim a segurança virá de modo natural, à medida que seu negócio deslanchar.

Desafio 02: Recursos para investimentos iniciais

Na grande maioria dos casos, a opção pelo trabalho de modo autônomo no ramo de direito envolve uma maior liberdade de exercer a profissão. No entanto, muitos profissionais que acabam de entrar no mercado se esquecem de que ainda que pouco, qualquer que seja a área de atuação, necessita de um investimento inicial.

É necessário muitas vezes, arcar com os custos iniciais, principalmente de locomoção, visita a fóruns, análises de processos, enfim, antes mesmo do recebimento dos honorários advocatícios.

Com isso é importante planejar o seu negócio, investir de acordo com as suas condições na propaganda do seu serviço, através de meios virtuais e o famoso marketing pessoal.

Adotando essa prática, existe uma possibilidade de aumentar as chances de conhecimento do seu trabalho pelo público.

Desafio 03: O auto gerenciamento

Poucas pessoas sabem fazer bem sua função e ainda administrá-la corretamente. Com isso é importante antes de decidir ser um advogado autônomo, analisar suas competências empreendedoras para gerenciamento do seu trabalho.

  • Administração do tempo,
  • Controle de carteira de clientes,
  • Agendamento de atividades,
  • Agendamento de clientes,
  • Administração dos gastos,
  • Controle dos faturamentos,

São inúmeros os processos que se fazem necessários para o autogerenciamento profissional. No entanto, o profissional empreendedor não vê barreiras e faz desse desafio um ampliador de suas possibilidades.

Desafio 04: O networking

Quem trabalha por conta, de modo autônomo, dificilmente se instala em um escritório ou ainda em algum local físico, afinal, a liberdade de locomoção é seu principal diferencial.

Sendo assim, o advogado autônomo precisa buscar meios de abrir seus horizontes e conquistar novos clientes, aumentando sua demanda de negócios e o modo mais prático para tal é o networking.

Estar sempre trocando informações, gerar meios de ser visto e se apresentar, é vital para se destacar. Trocar cartões de visitas e buscar parcerias para fazer crescer o conhecimento, também é muito importante para o sucesso profissional.

Desafio 05: Controle contábil da prestação de serviço

Eis o desafio mais impactante para o profissional autônomo em direito. Contabilizar todos os pagamentos não é tarefa fácil, administrar as receitas e despesas de modo errôneo pode impactar e muito no seu negócio, devido à instabilidade financeira.

Isso se dá a todos os profissionais liberais que não trabalham com registro em carteira, logo seu faturamento se tornam variáveis.

A imprevisão das necessidades de recursos, a imprecisão nos rendimentos, as tributações a serem pagas, podem se tornar grandes inimigos desses profissionais.

Com isso não há como dar margem ao erro. À procura de profissionais específicos para a contabilidade é essencial para controle correto das suas movimentações bancárias, além de trazer maiores facilidades de comprovações de rendimentos.

Estes foram alguns dos desafios enfrentados por advogados autônomos. O empreendedor não se deve limitar e desanimar em meio aos bloqueios impostos, afinal, os desafios são combustíveis para estruturar o bom profissional.

Até a próxima!

 

Leia também:

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *