Abrir Uma Empresa

5 ações que você deve realizar antes de abrir uma empresa

Já ouviu falar que para abrir uma empresa é preciso ter a vocação do empreendedorismo?

Essa velha história pode ser encontrada em vários sites na internet e, inclusive, é algo que você deverá ouvir bastante por aí.

Entretanto, é apenas um mito. Sim, é necessário possuir um espírito empreendedor para abrir uma empresa e garantir o seu sucesso já no início da operação.

Entretanto, o espírito do empreendedorismo não é algo que vem da noite para o dia, mas um atributo conquistado pelo empreendedor após muito aprendizado e planejamento.

O QUE É EMPREENDER, NA PRÁTICA?

Empreender significa, acima de tudo, acreditar nos seus ideais e objetivos, os colocando em prática através de investimentos que, muitas vezes, não apresentam qualquer garantia de retorno.

Portanto, para abrir uma empresa, é necessário, acima de tudo, coragem e capacidade para lidar com os riscos, além de muita disciplina e comprometimento.

Em muitos casos, é comum que a versão inicial do negócio ainda não traga os resultados esperados pelo empreendedor, principalmente quando este é um empresário de primeira viagem e, inevitavelmente, possui crenças e sonhos de como seria sua vida como dono de um negócio.

Isso é possível, e o empresário deverá saber ou aprender a lidar com o fracasso, se adaptando e aprendendo com seus erros. Para o empreendedor, a voz da experiência é o maior dos aliados.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UMA EMPRESA

Quando falamos de abrir uma empresa, simplesmente definir que tipo de negócio será realizado e já partir para o processo de abertura do empreendimento não é a alternativa ideal.

Na verdade, é preciso seguir uma série de processos que, muitas vezes, são burocráticos e podem levar um longo tempo.

1 – DESCOBRINDO A SUA IDENTIDADE

O primeiro passo para abrir uma empresa é decidir que tipo de negócio será realizado. Com isso, você terá a primeira direção a seguir.

Entretanto, isso não é tudo. Pense em você mesmo: o que compõe a sua identidade?

Seria o seu nome? Talvez as suas características físicas? A sua voz? O que você gosta de fazer?

A resposta é, na verdade, um conjunto de todas essas características. Então, a identidade da sua empresa também precisa ser composta por um conjunto de fatores que, quando bem empregado, será fundamental para acertar o seu público-alvo.

O que compõe a identidade da sua empresa:

  • O segmento;
  • O nome;
  • As cores;
  • O público-alvo;
  • A sua marca;
  • O posicionamento da sua marca.

É claro que nem todas essas características serão definidas logo no início. Entretanto, será preciso ter em mente o segmento, o nome, a marca e o público-alvo.

2 – ENTENDENDO O MERCADO

Em sequência, você precisará entender o mercado da empresa que você decidiu abrir. Para isso, você deverá conduzir pesquisas, a fim de entender quais são os seus concorrentes e seu posicionamento diante dos seus clientes.

Você terá em mãos algo similar a um mapa, onde poderá compreender as expectativas do público-alvo dessas marcas e entender quem concorre contra quem, investigando quais fatias do mercado são mais concorridas e quais oferecem maiores chances para o desenvolvimento da sua empresa como um negócio verdadeiramente competitivo.

E, por falar nisso, a competitividade é algo no qual vale a pena investir pesado. Isso porque, dependendo do nível da concorrência do segmento que a sua empresa atende, o grau de unicidade da sua ideia poderá variar. Isso significa que, se um segmento for muito concorrido, seu diferencial poderá ser copiado por uma ou mais marcas.

Para contornar esse desafio, é preciso investir na inovação.

3 – COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

E utilizar esse aliado ao seu favor. Na hora de abrir uma empresa, a contabilidade possui um papel importantíssimo. Embora o empreendedor possa realizar os procedimentos por conta própria, é recomendado que este busque a ajuda de um contador especializado.

Dessa forma, muitos dos processos burocráticos podem ser agilizados e simplificados. Um outro aspecto interessante nisso é que o empresário recebe instruções de como proceder na maior parte das tarefas.

Você deverá possuir a seguinte documentação para abrir a sua empresa:

  • O contrato social, bem como seu registro na Junta Comercial;
  • O CNPJ;
  • O Alvará;
  • A inscrição na Secretaria da Fazenda;
  • O registro na Previdência Social;
  • A autorização para emitir notas fiscais.

Além disso, será possível adiantar a preparação de instrumentos que serão imprescindíveis para garantir o equilíbrio financeiro e fiscal do negócio, como o planejamento tributário e financeiro, além da elaboração de um livro caixa e a realização do fluxo de caixa, a partir do momento que as movimentações financeiras da empresa começarem.

4 – BUSCAR ESPECIALIZAÇÃO

Mesmo que você já tenha amplo conhecimento do mercado, do público-alvo e das suas tarefas, é ideal buscar especializações. Isso ajuda no desenvolvimento de serviços específicos para o seu negócio, além de ampliar as suas capacidades, conforme você se dispõe a aprender coisas novas.

De um ponto de vista mercadológico, escolher uma especialização para o seu negócio ajuda a direcionar melhor os seus serviços, servindo também para atrair clientes de forma mais assertiva.

De qualquer forma, especializar-se é a chave para o sucesso de qualquer negócio.

5 – DIGITALIZE-SE

Não adianta esperar que o seu negócio terá um desempenho pleno sem que você o coloque na internet.

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais conectadas à rede mundial de computadores, utilizando redes sociais e aplicativos para a troca de mensagens. Estabelecer-se nesses meios é fundamental, se você quiser atingir as pessoas corretas de maneira certeira e ágil.

Mas, atenção: desenvolver um site simples é o básico esperado por qualquer cliente. O que tornará o seu negócio diferente é a aplicação de estratégias de marketing digital que, quando implementadas corretamente, são capazes de transformar a realidade da sua empresa.

Agora você já conhece as melhores dicas para abrir uma empresa. Converse com a Venegas e solucione as suas dúvidas!

Aproveite e confira mais dicas sobre a gestão de negócios.

Sucesso e até a próxima.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Venegas Contábil?

Somos uma Contabilidade em Campos Elíseos – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @VenegasContabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *