Carreira De Advogado

Suits: 4 Lições que a série traz sobre a carreira de advogado!

Atualmente com a variedade de filmes e séries e a facilidade em assistí-los no aconchego do lar, uma série originalmente exibida pelo canal americano USA Network e no Brasil, veiculada através da Fox, tem apresentado grandes lições aos profissionais de direito.

Isso porque a série conta a história de Mike Ross, um jovem estudante, notoriamente muito inteligente e com uma memória fotográfica invejável, que ao largar a faculdade, passa a ganhar a vida fazendo testes LSAT ( Law School Admissions Test), uma espécie de teste de múltipla escolha aplicado pelas Universidades Americanas quando os alunos fazem inscrição para ingressarem na instituição. É um teste  equivalente ao vestibular de direito aqui no Brasil.

Assim, o jovem Mike faz os testes para outras pessoas e pelas notas, elas conseguem ser aceitas em renomadas universidades dos Estados Unidos da América.

A vivência de Mike em diversas situações jurídicas traz altos níveis de informação que mesclam com o entretenimento da série.

O que poucos sabem é que essas situações e essas informações passadas na série podem ser facilmente aplicadas em fatos comuns das rotinas de um advogado de verdade.

Assim, o enredo traz lições de direito com descontração e informalidade e que pode acrescentar e muito para a carreira de advogado.

Se você ficou na curiosidade, então fique atento pois separamos algumas dessas lições, logo abaixo.

Boa leitura!

Lição 01 – Cuide bem da aparência

Logo no início da série, Mike aprende a lição de que a aparência conta e muito e assim entende que deve comprar um novo terno para trabalhar.

Na vida real não é diferente. Isso porque a aparência é um ponto crucial para ganhar a simpatia e a confiança de um cliente e até dos jurados em um tribunal. As pessoas buscam no profissional de direito, uma postura apresentável, idônea, confiante e profissional.

Lição 02 – Dedicação

A rotina de um escritório de advocacia é altamente dinâmica, e a cada dia novos casos são apresentados, cada qual com sua particularidade e complexidade.

Com isso, a necessidade de envolvimento para compreender o conteúdo e assimilar uma melhor adequação dos mesmos dentro dos parâmetros legais se faz imprescindível.

Na série Suits, a todo o momento é evidenciado que “tempo é dinheiro e a perda de tempo também é perda de dinheiro”. Com isso, estar sempre em dia com os afazeres é importante para alcançar o sucesso na profissão.

Lição 03 – Crie laços e mantenha aliados

Na série, a figura de Harvey é momentaneamente entendida como mentor de Mike, ou seja, aquele que o ensina as artimanhas da profissão do direito, e como melhor exercê-las. No entanto, com o decorrer da trama é possível verificar que Mike e Harvey possuem condições de atuarem na profissão igualmente, na mesma proporção, sem remeter um ao aprendizado do outro.

Com isso é evidenciado que buscar auxílio e cooperação de outros profissionais do ramo propicia o crescimento da equipe, através de um senso de colaboração.

Lição 04 – Mesmo na advocacia existe o bom humor

A série traz leveza ao conteúdo, pois é aplicada com um humor leve e ao mesmo tempo demonstra a seriedade da profissão.

O ramo do direito traz consigo uma impressão impessoal, de rigidez e seriedade, no entanto, no dia a dia os advogados também passam por situações inusitadas e diálogos inapropriados, sarcásticos e também possuem confusões amorosas e familiares. Afinal, todos os homens e mulheres precisam de drama, romance e momentos de diversão, não é verdade?

Percebeu?

A série Suits vem trazer a realidade dos profissionais de direito modernos que além de profissionais também são seres humanos e assim como qualquer outro, sofrem com deslizes e enfrentam dificuldades.

Se você se identificou em algum momento com a série, deve ser porque além de ser um excelente profissional do direito, você também é um ser humano, que possui anseios, defeitos e qualidades. Você não é um robô!

Essa é uma série repleta de lição para os empreendedores de direito!

Vale a pena conferir!

Confira aqui um trailer da 6ª temporada da série!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *