Empresas Familiares

5 dicas para o planejamento financeiro na empresa familiar

Independente do porte e do tipo de empresa, o planejamento financeiro é de vital importância.

Empresas familiares que estão nascendo agora precisam tomar bastante cuidado a esse respeito do planejamento financeiro. Portanto, fique atento as dicas que preparamos para vocês!

      1-Não se acomode em uma zona de conforto

Empreendedores de visão e que atuam em empresas familiares precisam performar de maneira engajadora. Muitas vezes, numa empresa familiar existem aqueles que se dedicam mais ao negócio e aqueles que se dedicam menos.

Mas para haver controle financeiro e administrativo é necessário que todos os envolvidos se empenhem ao máximo e não se acomodem na sua zona de conforto, do contrário as negociações e demandas do empreendimento ficarão comprometidas.

Uma empresa familiar precisa ser focada acima de tudo!

      2-Saiba separar o pessoal do profissional

Não é difícil que numa empresa familiar, os parentes acabarem misturando as coisas. De repente o filho está de birra (mesmo sendo adulto), e por ter tido um conflito com o pai, acaba por não aparecer pela manhã para trabalhar. Mas não é assim que uma instituição deve funcionar.

Por isso é preciso sempre separar o pessoal do profissional. Todos devem lembrar que a empresa precisa de excelência e por isso, toda a dedicação deve ser desenvolvida para que todos obtenham sucesso.

Se há problemas pessoais, estes devem ser deixados à parte na hora do trabalho e assim que possível, num ambiente mais propício, conversar sobre o assunto para colocar os “pingos nos is”.

Saber conduzir a empresa dessa maneira é uma das melhores táticas para realizar um planejamento financeiro eficiente, pois não há nenhum entrave de impedimento nas gestões do negócio.

    3-Entenda sobre a questão da adaptação de novas demandas

Quando a empresa cresce é consequência ter de fazer novas adaptações, movimentar o pessoal, qualificar as demandas e desempenhar as atividades baseadas numa alta performance é fator imprescindível, isso porque se qualificando dessa forma, a empresa possui melhores condições para atuar de maneira assertiva em todas as suas atividades.

Como instituição que visa o crescimento, para que o planejamento financeiro seja realizado de forma correta, é preciso detalhar a contabilidade e está sempre atualizado os dados de referência associados ao empreendimento.

Despesas, receitas, contas à pagar e a receber, além dos tributos – tudo precisa ser muito bem pontuado e monitorado.

     4-Use o capital para gerar mais capital

Não é difícil ver que grande parte das empresas familiares sofrem desfalque de capital, quando algum membro da família acha que pode usar o dinheiro de outra forma.

Mas para que haja de fato maior controle financeiro, é preciso que todos os envolvidos estejam comprometidos com o crescimento do negócio. E como se trata de uma instituição que lida com volume familiar, é necessário haver direcionamento e regras políticas empresariais, para que assim, nada fique desfavorável.

     5-Tenha visão de futuro, mesmo quando ainda não existe nada

Um império só pode nascer se houver quem acredite nele. E para todo o tipo de negócio, existem riscos. No entanto, nenhum empreendedor pode deixar de acreditar em seus ideais, insights e metas.

Mesmo que alguém na família diga que não vale a pena, é importante acreditar no sonho e buscar auxílio de especialistas que confirmem ou melhorem suas “suspeitas”, objetivos. Ou seja, vale a pena antes de implantar um negócio verificar a viabilidade dele com um contador.

É bem verdade que para uma empresa nascer, muitas realizações precisam ser feitas. Sem dúvida. Contar com uma equipe responsável é o primeiro passo, afinal, a contabilidade e o gerenciamento do negócio são partes essenciais de seu desenvolvimento.

Pense nisso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *